Pesquisa recente publicada no The Journal of Clinical Psychiatry constatou que a presença e a busca por um sentido na vida desempenham um papel importante em nossa saúde e bem-estar, especialmente entre pessoas com mais de 60 anos.
Como a pesquisa foi conduzida
A equipe coletou seus dados da Avaliação de Envelhecimento com Sucesso – um estudo multicoorte de residentes adultos do Condado de San Diego, Califórnia, de janeiro de 2013 a junho de 2014.
Ao todo, 1.042 participantes foram avaliados e analisados para o estudo. Os participantes tiveram que preencher um questionário sobre a presença ou busca de sentido na vida.
Seu bem-estar físico e mental foi avaliado por meio de uma pesquisa de saúde. A equipe também realizou pesquisas por telefone para avaliar o funcionamento cognitivo dos participantes.
Veja também: Você sabia que pequenos prazeres no cotidiano podem levar a uma vida mais feliz?
Busca pelo sentido da vida e menos bem-estar
O estudo constatou que a presença de sentido na vida está associada a um melhor bem-estar físico e mental, enquanto a busca por sentido na vida parece estar associada a um pior bem-estar mental e funcionamento cognitivo.
Os resultados também estavam relacionados à idade. A equipe descobriu que a associação com a presença de sentido na vida atingiu o pico aos 60 anos, ao mesmo tempo que atingiu o ponto mais baixo para sua busca.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts