A inteligência emocional é tão importante quanto os acadêmicos quando se trata do desempenho do aluno na escola.
Pesquisa recente publicada na revista American Psychological Association descobriu que os alunos com inteligência emocional (IE) apresentam melhor desempenho na escola do que seus colegas menos qualificados. IE foi definida como a capacidade de compreender e gerenciar emoções.
Como o estudo foi conduzido
A equipe coletou esses dados de vários países de mais de 160 estudos de 27 países, abrangendo mais de 42.000 alunos.
Quase três quartos desses países (76%) falam inglês. Os participantes variaram de escola primária a estudantes universitários. Ao coletar e analisar os dados, a equipe levou em consideração fatores como personalidade e inteligência.
Os pesquisadores descobriram que os alunos que registraram alto IE também apresentaram melhor desempenho acadêmico com notas e notas mais altas em testes, quando comparados com alunos com baixo IE.
Veja também: Entenda como o treinamento musical melhora a função cognitiva das crianças
Possíveis razões para esse resultado
A associação foi possivelmente devido a três motivos. Em primeiro lugar, os alunos com alto IE são mais capazes de gerenciar as emoções negativas, como frustração e ansiedade, associadas ao desempenho acadêmico.
Em segundo lugar, eles são mais hábeis em navegar em suas relações sociais. Em terceiro lugar, certas habilidades de IE se sobrepõem aos acadêmicos, ajudando o aluno a entender o assunto.
Em um artigo relacionado publicado no mesmo jornal, a equipe também alertou contra o teste de baixo IE como forma de melhorar o desempenho. Em vez disso, as escolas devem se concentrar no treinamento e no bem-estar dos professores.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts