Se você mora em uma parte do país sujeita a fortes nevascas, provavelmente já experimentou o choque de medo que acompanha a perda de controle do veículo por um breve período.
Os pneus deslizam e derrapam em superfícies geladas ou escorregadias; o volante para de responder. Por um momento, você está com problemas.
Embora existam estratégias para evitar derrapagens e outros perigos da estrada, uma salvaguarda fundamental contra condições de direção adversas é equipar seu carro com pneus para neve.
Qual é a diferença entre ambos os pneus?
Pneus normais ou para todas as estações são a opção padrão para praticamente todos os veículos novos e usados.
Em termos de como eles são diferentes dos pneus para neve, não é tanto o que falta para condições de gelo, mas o que os pneus para neve acrescentam.
Especificamente, existem três diferenças principais na composição da borracha, profundidade e padrão da banda de rodagem e bordas cortantes.
Em clima de neve, a borracha normal dos pneus tende a endurecer e fornecer menos tração, o que é um problema com estradas que foram niveladas com neve e gelo.
Mais sobre carros: Esta é a verdadeira razão pela qual os carros têm aquelas ‘alças’ acima das portas
Empurrando a neve para fora do caminho
Os pneus de neve são feitos com borracha mais flexível que mantém uma boa aderência na estrada.
Um pneu para neve também tem uma profundidade de piso mais profunda, o que reduz a quantidade de neve que pode se acumular no pneu e melhora a tração, empurrando a neve para fora do caminho.
Os padrões do piso de um pneu de inverno também repelem o acúmulo de lama e água, o que ajuda a prevenir a aquaplanagem.
Bordas cortantes – aquelas “fendas” na superfície do pneu – também ajudam a mantê-lo na estrada.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss