Pode não haver melhor intervenção não farmacêutica para limitar a disseminação do coronavírus do que uma máscara facial.
Uma cobertura de pano para o rosto inibe a disseminação de gotículas respiratórias pelo usuário e também é considerada eficaz em minimizar a quantidade de partículas potencialmente infecciosas que podem ser inaladas, possivelmente reduzindo a gravidade da doença.
Em um esforço para tornar essa dinâmica um pouco menos abstrata, dois estudantes Ph.D. na Polônia criaram uma calculadora online que usa estatísticas e variáveis para estimar quantas infecções uma pessoa pode ser capaz de prevenir – e quantas vidas eles podem salvar – como resultado do uso de uma máscara.
Leia também: Como tornar o uso da máscara facial mais confortável durante o calor
Usar é simples. Depois de selecionar a opção de usar ou não uma máscara e o tipo de máscara – algodão, cirúrgica ou N95 – você pode escolher o R₀, ou taxa de transmissão, que é definida como 2,5.
Isso significa que uma pessoa infectada normalmente espalha o vírus para cerca de duas pessoas. Você também pode escolher a porcentagem de pessoas na população que usam máscaras, o que afeta a taxa de infecção.
Dado um conjunto padrão de variáveis, muitas pessoas descobrirão que o uso de máscara pode proteger até 19 pessoas de serem infectadas e uma pessoa de sucumbir ao vírus, uma estimativa baseada na taxa de mortalidade.
Os alunos, Dominik Czernia e Joanna Michalowska, esperam que a calculadora aumente a conscientização sobre o valor e a eficácia de usar uma máscara em público. Acesse a calculadora clicando aqui. O conteúdo está em inglês, mas você pode usar uma extensão do Google tradutor para o Google Chrome.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss