Dados preocupantes: os níveis globais do mar estão subindo mais rápido a cada ano

ANÚNCIO

A evidência científica tem repetidamente apontado que o aquecimento global está levando a um aumento do nível do mar.

Aumento do nível do mar coloca 2,4 milhões de casas sob risco nos EUA - Revista Galileu | Ciência
Foto: (reprodução/internet)

Quanto aos resultados do estudo

Um novo estudo publicado na revista Advances in Space Research acrescentou a isso, observando que esse aumento nos níveis do mar em todo o mundo está se acelerando, o que significa que os níveis globais do mar estão subindo mais rápido a cada ano e não de forma consistente ano após ano.

ANÚNCIO

Desde 1990, os níveis do mar têm subido a uma média de 3 mm por ano. O estudo tentou pesar no debate se esse aumento tem sido consistente ou se acelerando a cada ano.

Satélites americanos e europeus unidos

Tadea Veng, estudante de Engenharia e Física Espacial da DTU Space fez os cálculos usando dados de satélites europeus independentes e comparando-os com dados de satélites americanos. O artigo confirma que os dados de ambos são os mesmos.

Mais dados preocupantes: O gelo do Ártico pode desaparecer até 2035, revela estudo

“Nos últimos anos, tem havido muito debate sobre a aceleração devido a imprecisões nas medições dos satélites Topex/Poseidon, o mais antigo dos satélites americanos.”

ANÚNCIO

“É por isso que é importante que agora também tenhamos resultados usando dados de satélites europeus. A aceleração é um fator importante na modelagem da futura elevação do nível do mar ”, diz o professor Ole Baltazar Andersen, coautor do artigo.

De acordo com os dados americanos, a taxa de aceleração é de 0,084 mm/ano². O que diferencia os dados de satélite europeus dos dados americanos usados ​​pelo Painel do Clima da ONU é que o primeiro também mede os níveis do oceano Ártico.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO