Lavar as mãos: a forma mais simples de reduzir a propagação de infecções em aeroportos

ANÚNCIO
Como convencer as pessoas a lavar as mãos? Causar nojo nelas parece ser o jeito mais eficaz - BBC News Brasil
Foto: (reprodução/internet)

Lavar as mãos antes e depois de várias tarefas é uma prática de higiene fundamental que todos aprendemos quando crianças e, no entanto, muitas vezes podemos considerá-la desnecessária.

Quanto aos resultados do estudo

Os resultados de um novo estudo publicado na revista Risk Analysis, que sugere que o aumento da taxa de lavagem das mãos pode levar a uma propagação mais lenta de epidemias, podem nos convencer a ser mais cuidadosos com esse hábito.

ANÚNCIO

O artigo faz algumas observações específicas sobre a prática de lavar as mãos e a saúde pública. Ele afirma que mais pessoas lavando as mãos corretamente nos aeroportos podem impedir ou reduzir a propagação de várias doenças infecciosas.

Além disso, descobriu que o foco na melhoria das taxas de lavagem das mãos em 10 aeroportos escolhidos, com base na localização do surto, poderia ajudar a reduzir a propagação da doença.

Aumento na higiene das mãos é um desafio

“Setenta por cento das pessoas que vão ao banheiro lavam as mãos depois”, disse o professor Christos Nicolaides, um membro da MIT Sloan School of Management.

ANÚNCIO

Leia mais: Qual o principal modo de propagação do coronavírus?

“Os outros 30 por cento não. E daqueles que o fazem, apenas 50% o fazem certo. Provocar um aumento na higiene das mãos é um desafio”, diz ele, “mas novas abordagens na educação, conscientização e cutucões nas redes sociais provaram ser eficazes no envolvimento com a lavagem das mãos ”.

Pias fora de banheiros são uma boa ideia

Além disso, o estudo sugere que ter instalações de lavagem das mãos, como pias ou pias fora dos banheiros, seria muito mais eficaz do que tê-los dentro dos banheiros. Isso ocorre porque os banheiros são espaços relativamente contaminados.

Com base em sua pesquisa anterior, a equipe estima que apenas 20% das pessoas em um aeroporto estão com as mãos limpas, com os outros 80% espalhando a contaminação. A lavagem adequada das mãos envolve fazê-la com água e sabão por 15 segundos ou mais.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO