Veja como o óleo de canola pode aumentar o risco de Alzheimer

ANÚNCIO

Cozinhar com óleo de canola pode piorar a memória e a capacidade de aprendizagem das pessoas e aumentar o risco de doença de Alzheimer.

Dieta rica em óleo de canola pode estar associada a dano cerebral | VEJA
Foto: (reprodução/internet)

Uma pesquisa da Temple University descobriram que o consumo a longo prazo de óleo de canola, um dos óleos mais usados ​​no mundo, pode ser mais prejudicial do que saudável para o cérebro.

ANÚNCIO

“Embora o óleo de canola seja um óleo vegetal, precisamos ter cuidado antes de dizer que é saudável”, disse o Dr. Domenico Praticò, diretor do Centro de Alzheimer da Escola de Medicina Lewis Katz da Temple University e autor sênior do estudo.

“Poucos estudos, no entanto, examinaram essa afirmação, especialmente no que diz respeito ao cérebro.”

Danos cerebrais e memória enfraquecida

Os pesquisadores usaram um modelo de rato para investigar os efeitos do óleo de canola. Eles dividiram os ratos em dois grupos aos seis meses de idade, antes que os animais apresentassem sinais da doença de Alzheimer.

ANÚNCIO

Um grupo recebeu uma dieta normal, enquanto o outro foi alimentado com uma dieta suplementada com quase 2 colheres de sopa de óleo de canola diariamente.

Depois de um ano, os ratos alimentados com óleo mostraram sinais de danos cerebrais e memória enfraquecida.

Prejuízo na memória

Junto com o dano cognitivo, também houve uma diminuição significativa no número de contatos entre os neurônios, indicativo de lesão sinapse extensa.

As sinapses são junções onde os neurônios se comunicam entre si e desempenham um papel central na formação e recuperação da memória. Além disso, os ratos apresentaram ganho de peso significativo.

O estudo, publicado na revista Scientific Reports, é o primeiro a mostrar os possíveis efeitos nocivos da canola.

“Também queremos saber se os efeitos negativos do óleo de canola são específicos para a doença de Alzheimer”, disse o Dr. Praticò.

“Há uma chance de que o consumo de óleo de canola também possa afetar o início e o curso de outras doenças neurodegenerativas ou outras formas de demência.”

Veja também: Existe algum exame que diagnostica precocimente o Alzheimer?

O aumento do uso da canola é preocupante

Cada vez mais pessoas em todo o mundo estão usando óleo de canola porque é mais barato do que outros óleos vegetais e é anunciado como sendo saudável para o coração.

De acordo com um relatório de 2016 publicado pela Transparency Market Research, a produção de óleo de canola cresceu rapidamente nos últimos 40 anos e agora ocupa de 15% a 20% da produção mundial de óleo de canola.

Traduzido e adaptado por: Agora sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO