Existe algum exame que diagnostica precocimente o Alzheimer?

ANÚNCIO
Doença de Alzheimer: saiba o que é e os principais sintomas – Seleções
Foto: (reprodução/internet)

Ainda não. Mas podemos estar mais perto de um diagnóstico precoce da doença de Alzheimer, graças a um exame de sangue. Desenvolvido pela Lund University, na Suécia, o novo teste mostra um alto potencial na identificação de pessoas com doença de Alzheimer.

Em pessoas com risco genético conhecido, pode ser capaz de detectar a doença 20 anos antes do início. As descobertas foram testadas em um grande estudo internacional, conforme relatado pelo Journal of the American Medical Association.

ANÚNCIO

O mal de Alzheimer só pode ser diagnosticado de forma conclusiva depois que um paciente morreu e um médico pode confirmá-lo por meio de uma autópsia. Portanto, os médicos geralmente contam com vários testes para identificar sua presença.

Leia também: Conheça o estudo que mostra como mulheres são mais resilientes ao Alzheimer

Podemos confirmar o Alzheimer com uma precisão de quase 90%. No entanto, esses exames só podem ser realizados depois que a doença já estiver presente.

Portanto, um teste que pode predizer o Alzheimer com altíssima precisão anos antes de seu início tem uma significância muito alta. Pode causar um grande impacto na pesquisa de Alzheimer, em seu tratamento e em seus resultados.

ANÚNCIO

Para testar a eficácia do teste de sangue, os pesquisadores realizaram um estudo transversal. Isso incluiu 3 coortes com 1402 participantes. A equipe teve acesso às amostras de sangue e outros biomarcadores dos participantes dessas coortes.

O estudo mostrou uma precisão muito alta nas diferentes coortes, com quase 98% de precisão em alguns casos. Em um caso, ele pôde prever a doença 20 anos antes de sua idade estimada de declínio cognitivo leve.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO