Existe diferença entre imaginação e visão?

ANÚNCIO
A imaginação na criatividade
Foto: (reprodução/internet)

O que é imaginação e o que é uma visão real? Os pesquisadores podem ter dado um passo mais perto de entender como nosso cérebro funciona ao imaginar imagens.

Em um estudo publicado na revista Current Biology, os pesquisadores descobriram que o cérebro usa áreas visuais semelhantes para imagens mentais e visão. No entanto, no caso de imagens mentais, o cérebro usa áreas visuais de baixo nível de maneira menos precisa.

ANÚNCIO

Os pesquisadores estavam tentando entender a associação entre visão e imagens mentais. Especificamente, eles estavam procurando como os dois são diferentes.

Eles usaram uma ressonância magnética para localizar as áreas do cérebro que são ativadas em qualquer atividade. Os voluntários viram imagens em uma tela enquanto estavam dentro de uma ressonância magnética.

No intervalo, eles também foram convidados a imaginar imagens. Mais tarde, os pesquisadores analisaram as imagens de ressonância magnética para localizar partes do cérebro que foram ativadas ou ficaram quietas durante a atividade.

ANÚNCIO

Os resultados foram comparados a um modelo de computador. O funcionamento nesses dois casos era notavelmente semelhante. A área do cérebro ativada em ambos os casos situava-se entre a retina e o córtex visual primário.

Leia também: Descubra como o isolamento social na infância pode causar danos ao cérebro

Atenção Visual Fabrício Rodrigues. - ppt carregar
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, a ativação é menos precisa no caso de imagens mentais. A atividade cerebral era basicamente a mesma na área além do córtex visual primário.

A natureza menos precisa da atividade cerebral no caso de imagens mentais é provavelmente porque nossa imaginação carece de detalhes e pode ser embaçada ou confusa, hipotetizaram os pesquisadores.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO