As pílulas anticoncepcionais contemporâneas podem aumentar a chance de uma mulher desenvolver câncer de mama em até 38%, se usadas por 10 anos ou mais.
Isso é uma decepção para as mulheres e os médicos que esperavam que as doses mais baixas de hormônios nos anticoncepcionais orais e não-pílulas pudessem ser mais seguras do que as versões anteriores das pílulas anticoncepcionais.
O efeito da pílula depende da quantidade de tempo
O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, avaliou cerca de 1,8 milhão de mulheres na Dinamarca entre 15 e 49 anos de idade.
Os pesquisadores compararam mulheres que compraram métodos anticoncepcionais com mulheres que desenvolveram câncer de mama por um período de quase 11 anos.
Os pesquisadores descobriram que o efeito da pílula depende da quantidade de tempo que as mulheres usam o anticoncepcional hormonal.
Aqueles que usaram anticoncepcionais hormonais por menos de um ano tiveram um aumento de apenas 9% em seu risco relativo.
Mulheres que usaram qualquer anticoncepcional à base de hormônio por cinco anos ou mais aumentaram o risco de câncer de mama em 20%.
Por outro lado, mulheres que usaram pílulas anticoncepcionais por mais de 10 anos apresentaram um aumento de 38% no risco.
Fique por dentro: Descubra os dois compostos presentes em cosméticos que podem causar câncer de mama
O risco geral aumentado era pequeno
O estudo concluiu que o risco geral aumentado era pequeno. Isso representou um caso extra de câncer de mama entre 7.690 mulheres que usam anticoncepcionais hormonais por ano.
De acordo com o National Institute for Health, cerca de 252.719 mulheres nos Estados Unidos foram diagnosticadas com câncer de mama em 2017.
O instituto também estima que 12,4% das mulheres americanas serão diagnosticadas com câncer de mama em algum momento de suas vidas.
Traduzido e adaptado por: Agora sabe
Fonte: Organic Facts