Calendário Bolsa Família: veja como consultar

ANÚNCIO

Todo beneficiário do programa pode consultar o calendário do Bolsa Família gratuitamente em vários canais de comunicação, sendo que essa é uma ação importante para que os prazos não passem dos seus limites máximos para saque.

É importante conferir o calendário, visto que o programa não disponibiliza os recursos em um único dia. O dia do pagamento irá depender do número do NIS, por exemplo.

ANÚNCIO

Para aqueles que recebem o Bolsa família e tem dúvidas a respeito de como consultar o benefício, bem como os dias para o recebimento do auxílio, iremos explicar um pouco melhor como funciona ao longo deste artigo.

Auxílio Emergencial: confira o calendário da 5ª parcela do Bolsa Família
Foto: Reprodução/internet

Existem prazos específicos para que o dinheiro seja recebido e para não perder nenhum detalhe importante e ficar sem o benefício. Confira todas as informações necessárias a seguir.

Programa Bolsa Família – como participar

Se a sua família faz parte dos requisitos obrigatórios para participar do programa Bolsa Família, considere que basta procurar o setor responsável na sua cidade, apresentando documentos de identificação e solicitar a inscrição no CadÚnico (Cadastro Único dos Programa Sociais do Governo Federal).

ANÚNCIO

Depois disso, você deve aguardar a seleção das famílias para participar do programa, que é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social e que usa os dados enviados pelas prefeituras. Lembre-se que a seleção é mensal e existem vários critérios para a provação – como a renda.

Por fim, se a sua família estiver entre as selecionadas, você poderá contar com o benefício do programa, sendo que o valor é acordado para cada família.

Mas, se você tiver direito ao Bolsa Família, quando poderá sacar os recursos? É aqui que entra a importância do Calendário do Bolsa Família, que é divulgado de tempos em tempos pela Caixa Econômica Federal.

Calendário do Bolsa Família

O calendário do Bolsa Família foi criado para que todas as pessoas que tem direito a receber o benefício saibam exatamente a data que podem fazer o saque dos recursos – sim, não dá para você ir até a agência qualquer dia e sacar, você tem que respeitar as datas certas.

E esse calendário do programa Bolsa Família é divulgado anualmente pelo banco responsável pelo pagamento, que é a Caixa Econômica Federal, que também faz a gestão dos recursos e orienta o pagamento.

Você pode encontrar o calendário do Bolsa Família nas agências do banco, nos aplicativos de celular e também na internet – como vamos indicar nos tópicos seguintes. E vale lembrar ainda que é preciso atentar-se ao benefício, que não é acumulativo.

– Atenção: se em 90 dias da data indicada no calendário do Bolsa Família o beneficiário não fizer o saque os recursos voltarão aos cofres públicos. Logo, o brasileiro poderá ficar sem ter acesso aos recursos disponibilizados pelo governo federal.

O dia do pagamento do Bolsa Família

Bom, agora que você já tem bastante informações sobre o programa social Bolsa Família, vamos entender como é que é feito o calendário do Bolsa Família e como saber a data exata para poder sacar o dinheiro.

É bem simples entender isso: o dia do pagamento do Bolsa Família vai ser definido sempre a partir do seu número do NIS (Número de Identificação Social), que também pode ser chamado de PIS/PASEP ou NIT.

E se você não tem esse número, aliás, se não sabe qual é o seu número do NIS fique tranquilo porque dá para saber através dos extratos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) que é enviado pela Caixa.

Outra forma de saber o número do NIS é através do Cartão Cidadão ou da Carteira de Trabalho.

Bom, com o número do NIS em mãos, você vai saber quando poderá sacar o seu benefício. E considere sempre usar o número final do seu NIS. Cada um dos números finais (de 1 a 0) vai ter um dia específico para pagamento do Bolsa Família – veja no tópico abaixo.

Tabela do Pagamento do Bolsa Família

Agora que você já sabe como consultar o calendário do Bolsa Família, considere que trouxemos aqui essas datas que já estão definidas para até o final do ano. Acompanhe!

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2020 | Brasil e Política | Valor Investe
Foto: Reprodução/internet

Agora, se quiser consultar novamente o calendário de pagamentos do Bolsa Família 2020 ou se quiser saber mais informações sobre o programa, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal.

ANÚNCIO