Consultar pontuação do CPF grátis

ANÚNCIO

Você sabia que dá para consultar o seu CPF grátis? Isso pode ser importante para você saber qual é a sua pontuação, isto é: o seu score financeiro, que é justamente a forma que as empresas usam para analisar a possibilidade de aprovar um crédito.

O que você pode saber é que quando se tem um bom score financeiro, ou seja, uma pontuação alta, você pode ter mais chances de solicitar empréstimo e ter crédito no mercado financeiro. Por isso, é importante saber qual a sua pontuação.

ANÚNCIO

Antes de saber disso, considere que hoje, o Serasa Score é um dos sistemas mais usados no país pelas empresas do setor financeiro que querem ter conhecimento sobre a probabilidade de um consumidor ser correto no pagamento das dívidas.

CPF: Receita libera inscrição sem custo e por e-mail
Foto: Reprodução/internet

Ao longo deste artigo, iremos sanar algumas dúvidas em relação a pontuação do seu CPF, bem como as vantagens que isso oferece.

A pontuação no Serasa Score

O Serasa Score é uma forma que o Serasa Experian faz para pontuar o score financeiro dos consumidores – os pontos vão de 0 a 1.000 e consultar o seu CPF é a melhor forma que você tem para saber quantos pontos você tem.

ANÚNCIO

Mas, o que esses pontos indicam? Essa análise do seu score financeiro que é feita pelo Serasa indica a probabilidade de um grupo de pessoas para saber se elas têm condições de honrar seus compromissos financeiros ou não.

Dessa forma, os bancos e todas as lojas que disponibilizam crédito no mercado financeiro acabam tendo uma ideia geral de quem são aquelas pessoas consideradas as melhores pagadoras e que, portanto, podem ter um crédito com menor risco de dar calotes.

E, no geral, as empresas que usam o Serasa Score, conforme o próprio Serasa, são as redes de lojas, as empresas de telefonia e de TV a cabo, todo comércio, além dos bancos, das financeiras e dos prestadores de serviços em geral.

Como funciona a pontuação do CPF

Nos tópicos seguintes vamos te mostrar como fazer para consultar o CPF grátis e saber a sua pontuação de score financeiro, mas, antes disso, considere entender como essa pontuação funciona, afinal, de onde vêm os números?

A análise das informações que estão na base de dados do Serasa Experian, assim como em outros órgãos de defesa ao crédito, são relacionadas com o histórico dos clientes. E a combinação disso é que gera a pontuação.

Dessa forma, antes de consultar o seu CPF, considere que existem vários pontos que podem influenciar no seu score financeiro, sendo os principais: as empresas que tem relação com você, o seu histórico de pagamento, o seu dado cadastral e o fato se você está inadimplente.

O score financeiro para solicitar empréstimo

Esse é um ponto que precisa ser comentado e discutido porque costuma gerar muitas dúvidas na vida das pessoas que buscam informações sobre como consultar o CPF grátis. Será que o score financeiro influencia na hora de solicitar empréstimo?

A resposta é sim. Existe a influência e ao que se sabe os grandes e mais tradicionais bancos acabam não concedendo a aprovação do crédito para pessoas que estão negativadas ou inadimplentes ou com o score financeiro baixo.

Portanto, na hora de solicitar empréstimo, financiamento, crédito no mercado, considere que quem tem uma boa pontuação no CPF acaba tendo melhores condições de negociar os valores, taxas de juros e também os prazos.

Mas, muita atenção agora! Quem vai aprovar ou não aprovar o seu pedido de crédito não é o Serasa Score e nem mesmo outros órgãos e sim os bancos e as instituições financeiras nas quais você está interessado.

Dessa forma, você precisa saber que consultar o seu CPF grátis é importante para saber a sua pontuação do score financeiro, só que a decisão final para conceder o crédito é sempre da empresa que você pediu o mesmo.

Aumentar o score financeiro

Por fim, este é o último tópico antes de mostrarmos como é simples consultar o CPF grátis, mas considere-o muito importante porque após essa consulta do score financeiro pode ser que o resultado não seja o esperado.

Mas, o fato é que mesmo que seu score financeiro esteja baixo, tem como solucionar a questão: que é justamente fazendo acordos e renegociando seus débitos com as empresas que estão fazendo a cobrança.

Lembre-se que o simples fato de você buscar ajuda para sair dessa situação já pode limpar o seu nome no mercado e você não estar listado nos órgãos de proteção ao crédito – mas, e quando o nome continua sujo?

Então, vamos lá: após consultar o CPF grátis e ver que o seu nome está sujo, você decide regularizar a situação. Só que o seu nome continua lá. O que fazer?

Primeiro, contente-se com o fato de que existe um tempo entre a sua regularização e o fato de o mercado financeiro voltar a confiar em você para ceder crédito. Nesse caso, o ideal é continuar fazendo os pagamentos em dia – isso vai te ajudar a melhorar o seu score financeiro.

Depois de realizar essa consulta gratuitamente, é possível manter-se atualizado em relação a sua situação no Serasa, basta ficar acompanhando os seus dados cadastrais, incluindo as mudanças de endereço e telefone, por exemplo.

Consultar pontuação do CPF grátis
Foto: Reprodução/internet

Entenda como consultar o CPF

Para consultar o CPF grátis, o consumidor pode acessar a página de acesso do Serasa Consumidor. E se você nunca fez isso antes, considere que vai precisar criar um cadastro, informando, inicialmente, justamente o seu número de CPF.

Então, após fazer o seu cadastro, você vai poder ver o seu Serasa Score com muita segurança. Basicamente, temos um passo a passo bastante simples para consultar o CPF grátis no Serasa Consumidor, sendo:

Ir até o site da Serasa, digitar o seu CPF e criar o seu cadastro, fazer o login com a senha criada e, por fim, basta observar a pontuação do seu CPF (que pode ir até 1.000 pontos). E ainda dá para comparar com as outras pessoas da mesma idade que você.

Consultar o CPF em outros órgãos

Lembrando que você também pode consultar o CPF grátis em outros órgãos de defesa ao crédito, como no SPC Brasil.

Então, é importante que você saiba disso porque o Serasa Score é um dos modelos que existem no mercado financeiro para a análise do risco de crédito – isto é: o score financeiro e a sua pontuação no CPF.

Se você ficou com alguma dúvida sobre como consultar o CPF e saber a sua pontuação e o seu score financeiro, que são importantes para solicitar empréstimo e financiamentos, veja o vídeo abaixo, que foi publicado pelo Serasa Experian.

 

ANÚNCIO