PIS – Como realizar saque e consultar saldo

ANÚNCIO

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício do trabalhador brasileiro que pode receber um abono de até 1 salário mínimo, que hoje é equivalente a R$ 1.045,00. Você sabe o que é preciso para realizar o saque?

Na hora de sacar o PIS considere que toda gestão dos recursos é feita pela Caixa Econômica Federal. Portanto, é esse banco que faz o repasse do benefício. E o lado bom é que existem vários caminhos para realizar esse saque através da Caixa.

ANÚNCIO

Continue acompanhando este artigo e saiba quais são as alternativas para realizar o saque o PIS por meio da Caixa Econômica, que tem base no calendário anual do PIS divulgada pela instituição financeira.

Veja calendário de saques do PIS/Pasep para idosos a partir de 60 anos
Foto: Reprodução/internet

Calendário do PIS

O calendário do PIS é divulgado anualmente pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável pelo pagamento e gestão dos recursos desse benefício social. E analisar o calendário do PIS é o 1º passo para realizar o saque do abono.

Isso porque, os beneficiários do programa recebem os seus recursos em datas diferentes, que variam conforme a data de nascimento de cada pessoa que tem direito. Portanto, antes de sacar o PIS, consulte o calendário.

ANÚNCIO

O calendário de pagamento do PIS 2019/2020 já foi divulgado e os nascidos em julho e agosto já podem sacar seus recursos. Já quem nasceu em setembro poderá realizar o saque em meados de setembro e assim por diante.

Quem nasceu a partir de janeiro (até junho) vai poder sacar o PIS apenas no próximo ano. Lembrando que todas as pessoas beneficiárias têm até junho de 2019 para realizarem o saque do PIS. O calendário do PIS está disponível nas agências Caixa e no site do banco.

Confira o calendário de saques:

Caixa divulga novo calendário de pagamento do abono salarial; saiba se você tem direito - Economia - Estado de Minas

Como sacar o PIS na Caixa

Se você tem direito ao benefício e se está no seu mês de realizar o saque, o próximo passo é separar a documentação necessária.

As alternativas para realizar o saque incluem, caixas eletrônicos, casas lotéricas e até mesmo solicitar que o valor caia diretamente em conta.

No caso de você ter o Cartão Cidadão com a senha, basta se dirigir até um caixa eletrônico, um correspondente Caixa Aqui ou as casas lotéricas para sacar o PIS.

No entanto, se você não possui o cartão o ideal é procurar uma agência da Caixa e apresentar o seu documento de identificação com foto (RG).

Quem tem direito

Para ter direito e poder sacar o PIS, o trabalhador precisa ter direito ao programa, sendo que as regras são: estar cadastrado no PIS há 5 anos ou mais, ter salário médio mensal de até 2 salários mínimos e ter atuado por, pelo menos, 30 dias no último ano base.

Também é necessário que os dados do trabalhador estejam informados corretamente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) por parte do empregador.

App gratuito Caixa Trabalhador

Outra alternativa para estar por dentro do PIS, é através de plataformas online, como por exemplo, o aplicativo. Nele, o trabalhador permite ao beneficiário, acessar a calculadora do abono salarial, que corresponde PIS, considerando o salário informado e os meses trabalhados.

O próprio aplicativo realiza o cálculo para que você possa confirmar o valor do PIS que é de direito do trabalhado. Além disso, é possível escolher a opção de agendamento de benefícios na própria agenda do celular. Com isso, o aplicativo envia lembretes sobre as datas do recebimento dos benefícios.

ANÚNCIO