CNH Digital – Entenda como baixar e utilizar

ANÚNCIO

Você já pensou sobre a possibilidade de ter uma CNH, que ficasse disponível no seu celular e facilitasse o uso em várias situações, como em uma blitz policial?

Atualmente, isso se tornou possível através da Carteira de Habilitação Digital, que é um documento que tem a mesma validade da CNH impressa e pode ser acessada de qualquer lugar mesmo sem acesso à internet.

ANÚNCIO

De fato, o assunto ainda é novo e muitas pessoas têm se perguntado o que fazer ou como fazer para obter esse recurso, afinal, será que isso é muito caro, quais os requisitos, quais as vantagens?

CNH Digital
Foto: Reprodução/internet

Criamos aqui um artigo para você entender tudo isso, a começar pela explicação do que é a Carteira de Habilitação Digital e seguiremos até mostrar quais são os requisitos obrigatórios para garantir a sua.

A Carteira de Habilitação Digital

Conforme informações do Ministério das Cidades, a CNH Digital é apenas uma versão digital do documento impresso, ao passo que tem o mesmo valor jurídico.

ANÚNCIO

E, por isso, tem também o mesmo prazo de validade, a mesma pontuação para o motorista, os mesmos códigos, nomes, entre outros dados.

A CNH Digital poderá ser acessada através de um aplicativo de celular, que também disponibilizará outras informações, como a pontuação do motorista e até mesmo o vencimento da carteira, para que seja feita uma renovação.

O documento começou a valer de forma oficial em fevereiro de 2018, após ser aprovado pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito. Desde então, ele tem sido chamado de vários nomes, como CNH Digital, Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica ou e-CNH, por exemplo.

A CNH Digital é segura?

Só que, antes de saber como obter a sua Carteira de Habilitação Digital, saiba se ela é segura, afinal, e se alguém roubar o seu celular, o que vai acontecer?

O Ministério das Cidades garante que existem padrões do sistema de criptografia para assegurar a validade do documento, a partir do certificado digital do Detran e também da leitura da QR Code.

No entanto, em caso de roubo do celular, o consumidor deve bloquear o documento em algum posto do Detran. E, vale lembrar ainda, que o documento impresso continuará valendo normalmente, sendo que ninguém é obrigado a emitir a via digital.

Ah, e sobre a segurança, temos outra informação importante: a CNH Digital só pode ser vinculada a um único smartphone por vez, sendo que se o usuário fizer a troca de aparelho, a CNH Digital anterior será automaticamente bloqueada.

As vantagens da CNH Digital

A grande vantagem de se obter uma CNH Digital é o fato de que ela traz facilidades, como no caso de poder ser usada em uma blitz policial, por exemplo.

Além disso, você não precisará ter acesso à internet para acessar a sua CNH Digital – apenas no 1º contato, onde é preciso baixar o aplicativo e depois fazer o cadastro com as suas informações pessoais.

Além disso, o aplicativo permite que o usuário exporte ou compartilhe o seu arquivo da CNH por e-mail ou até mesmo através de outros aplicativos, como o WhatsApp, o que torna possível ter um documento autenticado de fácil acesso.

Quanto custa esse recurso digital?

Ah, e tem outra coisa importante aqui: os custos para se obter uma CNH Digital fica a critério dos Departamentos Estaduais de Trânsito – os Detrans, considerando que são eles que também determinam os valores da versão impressa.

Dessa forma, a maior parte dos estados não fazem a cobrança da versão eletrônica da sua Carteira de Habilitação, mas em estados como o Piauí, o valor pode ultrapassar os R$ 200.

Como obter a CNH Digital

Para obter a CNH Digital, o jeito mais simples é acessando o site do Denatran. Depois, considere que será totalmente necessário fazer o cadastro e validar o seu cadastro através do recebimento de uma mensagem por e-mail.

Mas, essa é apenas a primeira etapa para quem tem o interesse em fazer a Carteira de Habilitação Digital. Porque logo em seguida você precisará ir, pessoalmente, até o Detran, justamente onde foi emitida a sua CNH impressa para a confirmação dos dados pessoais.

E não tem alternativa que não seja ir até o Detran? Na verdade, tem! Para executar esse passo na sua solicitação de uma CNH Digital, você pode optar pelo Certificado Digital também, que é pago, mas tem a facilidade de ser online.

A última etapa á baixar o aplicativo da CNH Digital gratuitamente no seu celular, que fica disponível nas lojas da Apple e também do Google. Quando for fazer o download, observe se há o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que é o responsável pelo sistema – isso te ajuda a evitar golpes ou vírus.

O acesso ao app é através de um código do Denatran, que será enviado por e-mail aos usuários que fizeram o cadastro. Por último, crie a sua senha de 4 dígitos para acessar a sua Carteira de Habilitação Online, pelo celular.

Requisitos para ter a CNH Digital

Agora que você já sabe praticamente tudo sobre como tirar a sua Carteira de Habilitação Digital, resta saber se você tem todas as condições previstas para conseguir fazer isso pela internet.

Todo mundo que quer obter a CNH Digital é necessário ter a CNH impresso no formato atual, isto é: que contenha um QR Code (Código QR).

Portanto, se você tem apenas a versão antiga, vai precisar pedir a 2ª via ou renovar a sua versão impressa para solicitar a digital. Lembrando que você não tem que esperar a sua CNH vencer (chegar até a data do vencimento) para pedir uma renovação, está bem?

Para obter mais informações sobre como obter a CNH Digital ou sobre outras informações sobre a Carteira de Habilitação, entre em contato com o Denatran.

ANÚNCIO