Urina alivia a dor da picada de uma água-viva?

ANÚNCIO

 

Friends': relembre os melhores momentos da série que completa 25 anos - Pernambuco - R7 Folha de Pernambuco
Foto: (reprodução/internet)

As águas-vivas são criaturas misteriosas e hipnóticas e, se você inadvertidamente chegar perto demais de uma delas ao vadear em águas rasas em uma praia oceânica, elas vão picar você, embora provavelmente não de propósito.

ANÚNCIO

Caso outro animal ataque você, leia também: Como se livrar do odor do ataque de um Cagambá?

Você acabou de encontrá-la quando estava nadando e entrou em contato com seus tentáculos, cravejados de nematocistos, ou minúsculas farpas cheias de veneno que espetam a pele humana e liberam toxinas por baixo.

Isso leva a uma dor instantânea e uma sensação de queimação. O que pode ser feito para aliviar esse horror? De acordo com a sabedoria convencional, urinar deve resolver o problema. Inclusive foi exatamente o que aconteceu em um episódio de Friends.

Mas fique atento: Não há base científica para isso! E, na verdade, a urina está carregada de eletrólitos e sais, o que pode intensificar a dor.

ANÚNCIO

O que funciona? Enxaguar a zona picada com água salgada (que fica ali mesmo na praia) ou com vinagre. (Tylenol também ajuda). Parece que Monica passou por aquela humilhação à toa…

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO