Como se livrar do odor do ataque de um Cagambá?

ANÚNCIO
How to Get Rid of Skunk Smell
Foto: (reprodução/internet)

Como se livrar do cheiro de Cagambá? Você (ou mais provavelmente, seu cachorro) foi atingido por um spray nocivo de um gambá agitado? Bem, isso fede.

É hora de mergulhar em uma banheira cheia de suco de tomate. Mas esse velho remédio caseiro realmente funciona? Em suma, não realmente.

ANÚNCIO

De onde vem o cheiro do Cagambá?

O spray de Cagambá tem um cheiro muito parecido com o de ovos podres (ou milhares deles, se você os enfiou em uma fralda velha e suja) porque ambos contêm elementos sulfurosos.

Eles estão entre os compostos orgânicos com odor de Cagambá chamados tióis, que são caracterizados por átomos de enxofre e hidrogênio ligados uns aos outros.

O que mascara o odor?

Banhar-se em suco de tomate mascara o cheiro desses tióis, mas para neutralizar realmente o odor, os tióis devem ser convertidos, quimicamente, em algo que não cheire a morte pura.

ANÚNCIO

Acredita-se que o suco de tomate seja eficaz devido ao conceito de fadiga olfativa. É um truque em que seu nariz se acostuma com um cheiro com o tempo, até ser dominado por outra coisa.

Esta também é a ciência por trás do motivo pelo qual as casas de outras pessoas cheiram um pouco estranho, mas sua casa, para você, não tem cheiro.

Leia também: Por que não conseguimos cheirar nossa própria casa?

O suco de tomate tem um cheiro muito forte e distinto, e seu nariz para de perceber o cheiro horrível de Cagambá desse novo cheiro.

Seu nariz e cérebro fazem você pensar que resolveu o problema do cheiro de gambá… mas se alguém de repente entrasse na sala, ele sentiria o cheiro de uma combinação de gambá e suco de tomate.

Mas então… como se livrar desse cheiro?

Blog SEPAC – Produtos para atender às necessidades do seu dia a dia
Foto: (reprodução/internet)

Para realmente neturalizar o odor, esses tióis devem ser oxidados. Quando o oxigênio é adicionado aos tióis à base de enxofre e hidrogênio, ele forma ácido sulfônico, uma substância inodora.

Isso é feito com itens domésticos mais comuns do que um tambor de 50 galões de suco de tomate: peróxido de hidrogênio, bicarbonato de sódio e detergente líquido. Misture um litro de peróxido de hidrogênio a 3%, um quarto de xícara de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de detergente… ensaboe, enxague e repita!

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO