Por que os fantasmas dizem “Boo”?

ANÚNCIO
5 (bons) filmes de fantasma para ver no final de semana | Cinematecando
Foto: (reprodução/internet)

Revelação completa: Nenhum de nós aqui no site viu um fantasma … muito menos ouvir um. Mas em livros, filmes e programas de TV antigos, eles sempre parecem afirmar, gritar ou lamentar alguma forma da palavra “boo!”

É muito assustador de ouvir, mesmo de segunda mão. Mas é assustador porque um fantasma está dizendo isso, ou os fantasmas dizem porque é assustador? Provavelmente um pouco de ambos.

ANÚNCIO

Mais sobre figuras assustadoras: Eis o porquê de você ter medo de palhaços

O moderno ruído fantasma da vaia pode ser rastreada até um conto inglês do século chamado XVI: “Smyth Whych that Forged Hym a New Dame”. Nessa peça, um personagem usa “bo!” como um ruído assustador hipotético. Com o tempo, esse “bo” evoluiu para “boh” e se dirigiu para a Escócia.

No início dos século XVIII, “boh” era uma palavra usada para pedir silêncio a crianças teimosas e desagradáveis. Linguisticamente, é uma boa escolha: o “b” é nítido e repentino, o “ooo” é sinistro e ameaçador.

Na década de 1820, na Escócia, “boh” e depois “boo” tornaram-se algo que crianças fantasiadas gritavam umas com as outras durante predecessores semelhantes ao Halloween.

ANÚNCIO

Mas “boo” não nasceu no vácuo (o que, como todos sabemos de Os Caça-Fantasmas, realmente sugam os fantasmas em vez de cuspi-los). Como o inglês é uma língua bastante moderna, muitas das palavras inglesas remontam a termos latinos e gregos antigos.

Esse é o caso de boo. Há uma palavra latina, boare, e uma palavra grega assustadoramente semelhante, boaein. Ambas as palavras significam “chorar convulsivamente” ou “gritar”.

Curiosamente, isso significa que, quando um fantasma está tentando ser todo assustador gritando “boo”, ele está literalmente dizendo “Estou gritando”. O que não é tão assustador.

Curiosamente, outras línguas têm suas próprias variações antigas e únicas sobre o que pensam que os fantasmas dizem. Por exemplo, se você encontrar um fantasma francês, ele pode dizer “hou”. Um fantasma espanhol tentaria assustá-lo gritando “uuh”.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO