O copo de vinho ou uísque ocasional pode ajudá-lo a remover toxinas de seu cérebro, de acordo com as pesquisas mais recentes.
O consumo de baixos níveis de álcool reduz a inflamação e ajuda o cérebro a eliminar as toxinas, reduzindo o risco de doença de Alzheimer e demência.
As descobertas, publicadas na revista Scientific Report, aumentam as evidências de que níveis mais baixos de bebida podem ser realmente benéficos para a saúde.
Baixas doses de álcool são potencialmente benéficas
Para Maiken Nedergaard, autor principal, “A ingestão prolongada de quantidades excessivas de etanol é conhecida por ter efeitos adversos no sistema nervoso central.”
“No entanto, neste estudo, mostramos pela primeira vez que baixas doses de álcool são potencialmente benéficas para a saúde do cérebro, ou seja, melhora a capacidade do cérebro de remover resíduos”.
A pesquisa estudou o impacto do álcool no sistema glinfático, uma via de eliminação recentemente descoberta para o cérebro e a medula espinhal.
Os pesquisadores testaram o impacto da exposição aguda e prolongada ao álcool no cérebro de ratos.
Mais sobre o tema: Quem bebe vinho tinto tem um bom motivo para servir um copo e brindar à saúde! Saiba por quê
Ratos que receberam baixos e altos níveis de álcool
Eles observaram altos níveis de um marcador molecular para inflamação em camundongos que receberam altos níveis de álcool por um longo período de tempo.
Os ratos também mostraram sinais de comprometimento das habilidades cognitivas, provando que muito álcool pode ter efeitos prejudiciais no cérebro.
No entanto, os ratos que foram expostos a baixos níveis de consumo de álcool, na verdade, mostraram menos inflamação no cérebro.
Seu sistema glifático foi mais eficiente em mover o fluido espinhal cerebral através do cérebro e remover matéria tóxica, em comparação com ratos que não foram expostos ao álcool.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts