A vitamina D é um pró-hormônio, muitas vezes referido como vitamina, que é produzido pelo corpo após a exposição à luz solar.
Existem também fontes dietéticas de vitamina D, que as pessoas podem aumentar em sua dieta caso sofram de deficiência.
Essa vitamina é muito importante na manutenção da densidade óssea e na prevenção da osteoporose, além de seu papel na redução do risco de doenças crônicas.
Dependendo de onde você mora, da estação do ano e de como é sua dieta, você corre um risco maior de desenvolver essa deficiência
Causas da deficiência de vitamina D
As principais causas da deficiência de vitamina D incluem a incapacidade de absorver a vitamina D ou exposição à luz solar limitada, entre outras.
1. Obesidade
Numerosos estudos descobriram que a deficiência de vitamina D está intimamente ligada à obesidade. Acredita-se que, ao perder peso, seu corpo será capaz de produzir esse pró-hormônio com mais eficiência.
2. Desordem de Absorção
Algumas pessoas sofrem de uma condição em que o trato digestivo é incapaz de absorver a vitamina D de fontes dietéticas, o que significa que a única maneira de obter vitamina D suficiente é pela exposição ao sol.
Não perca esse artigo: Você provavelmente está tomando a Vitamina D de forma errada…
3. Problemas renais
Em outras pessoas, seus rins são incapazes de converter a vitamina D da luz solar, o que significa que elas devem depender inteiramente de fontes dietéticas desse nutriente, o que pode ser difícil.
4. Exposição à luz solar
Se você mora perto dos pólos ou passa por longos períodos de escuridão, a falta de luz solar o priva de sua fonte primária de vitamina D. Essa é uma das causas mais comuns dessa deficiência.
5. Pele escura
Foi descoberto que aqueles com pele escura lutam para sintetizar tanta vitamina D quanto aqueles com pele clara, então certas culturas e nacionalidades são mais propensas a deficiências.
6. Dieta pobre
Se você não consumir nenhum alimento com alto teor de vitamina D, pode não estar ingerindo o suficiente diariamente, levando aos sintomas descritos acima.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts