Cranberries e suco de cranberry oferecem uma variedade de benefícios à saúde, exceto algumas exceções listadas abaixo.
1. Varfarina (Coumadin)
A varfarina é um anticoagulante usado para diluir o sangue e diminui as chances de ocorrência de coágulos sanguíneos no corpo.
Esses coágulos sanguíneos podem resultar em doenças graves, como distúrbios cardiovasculares ou coágulos nas pernas, pulmões e outras partes do corpo.
As diretrizes para a varfarina afirmam claramente que as pessoas que tomam o medicamento devem ser cautelosas em relação à ingestão de cranberry, pois apresentam alto risco de sangramento.
O consumo excessivo de suco de cranberry não é recomendado para essas pessoas, pois pode afetar a eficácia e a segurança da varfarina no corpo.
Nestes casos, é sempre aconselhável fazer regularmente análises ao sangue para consumir a dose correta do medicamento.
2. Alergia à aspirina
Os cranberries contêm quantidades substanciais de ácido salicílico, que também está presente na aspirina.
Pessoas que tomam anticoagulantes e recebem prescrição de aspirina devem evitar consumir muito suco de cranberry.
A ingestão de cranberries também deve ser restringida se você for alérgico a aspirina (informações de acordo com o relatório da Penn State Hershey sobre cranberries).
Leia mais: Veja como o suco de cranberry pode reduzir problemas cardíacos e ter efeitos anticancerígenos
3. Pedras nos rins
Os extratos de cranberry contêm uma concentração significativa de oxalato e cálcio. Isso amplia as chances de desenvolver cálculos de oxalato de cálcio e cálculos de ácido úrico em certas pessoas.
Pessoas que têm pedras nos rins ou têm histórico de pedras nos rins devem consultar um profissional médico antes de consumir suplementos de cranberry.
Um estudo conduzido no Stanford University Medical Center forneceu evidências de que o suco pode aumentar o nível de oxalato na urina em até 43 por cento.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts