Qual foi o primeiro telegrama enviado no mundo?

ANÚNCIO

 

First around-the-world telegram sent, 66 years before Voyager II launch -  HISTORY
Foto: (reprodução/internet)

O último telegrama foi enviado em 2013. O telégrafo foi a primeira ferramenta de comunicação de massa do mundo.

ANÚNCIO

Desenvolvido pela primeira vez na década de 1840, o envio de séries de pulsos elétricos em código Morse (diferentes combinações de pulsos que correspondiam às letras do alfabeto) ao longo de longos trechos de fio elétrico tornou a comunicação instantânea uma realidade.

Leia também: Como surgiram as primeiras sinalizações de trânsito?

O primeiro telegrama, enviado em 24 de maio de 1844, dizia: WHAT HATH GOD WROUGHT?” (O que Deus fez?).

Morse Code: What Hath God Wrought! – The Successful Savior
Foto: (reprodução/internet)

Cento e cinquenta anos depois, com o desenvolvimento do serviço telefônico barato de longa distância, a máquina de fax, e-mail, mensagens de texto, telefones celulares e outras maneiras de se comunicar instantaneamente com alguém, o telegrama tornou-se cada vez mais irrelevante.

ANÚNCIO

Nem mesmo a Western Union, uma das primeiras e definitivamente a mais antiga empresa de telegramas, os usa mais. (Eles pararam de enviar telegramas em 2006). A Western Union é basicamente um serviço de transferência de dinheiro agora.

O telégrafo, a invenção que deu início à era da informação | Blog oficial  da Kaspersky
Foto: (reprodução/internet)

O último lugar na Terra para onde você poderia enviar um telegrama é na Índia (Lá é chamado de taar). Os telegramas se tornaram uma forma popular de enviar mensagens para lá nas décadas de 1970 e 1980.

O pico da indústria foi em 1985, com 60 milhões de telegramas enviados em todo o país. Mas, à medida que telefones celulares baratos se tornaram a norma, os telegramas tornaram-se tão misteriosos na Índia quanto em outros lugares.

Em 2012, apenas cerca de 2 milhões de telegramas foram enviados – o que, em um país de um bilhão de pessoas, não é muito. (E a maioria deles é enviada pelo governo).

Enquanto isso, a BSNL, a empresa estatal de telecomunicações do país, estava perdendo 23 milhões de dólares por ano na operação de um serviço de telégrafo. Por isso, anunciou que em 14 de julho de 2013, o serviço seria interrompido.

Essencialmente, em 14 de julho, após quase dois séculos, foi enviado o último telegrama.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO