Quem nasce no Vaticano é vaticanense? Descubra alguns adjetivos pátrios incomuns

ANÚNCIO
Vai morar fora? Brasileiros que já foram dão dicas para não se dar mal -  12/10/2017 - UOL Economia
Foto: (reprodução/internet)

Gentílicos ou adjetivos pátrios são palavras usadas para descrever os residentes ou nativos de um lugar: nova-iorquinos, oregonianos ou japoneses, por exemplo. A maioria dos adjetivos pátrios é lógica e direta, como nesses exemplos.

Mas queremos te mostrar alguns “adjetivos pátrios irregulares” que, devido à gramática, idioma ou preferência local, são um pouco estranhos.

ANÚNCIO

Cidade do México

É um pouco confuso que as pessoas do estado de Nova York e da cidade de Nova York sejam chamadas de nova-iorquinas. Não há confusão gentílica para a Cidade do México. Os residentes são chamados de Capitalinos – porque a Cidade do México é a capital do país.

Leia também: Todos dizem que é ilegal morrer nessa cidade da Noruega: mas isso é mesmo verdade?

São Tomé e Príncipe

A pequena nação na costa da África é composta principalmente por duas ilhas: São Tomé e Príncipe. Os residentes são chamados de São Tomé, independentemente da ilha de onde são.

Cidade do Vaticano

Não há adjetivo pátrio para a Cidade do Vaticano. O pequeno país é a sede da Igreja Católica e 75% da população são padres e outros clérigos, e a cidadania é concedida mediante indicação.

ANÚNCIO

Visto que uma nação cheia de sacerdotes não produz nenhum novo “nativo”, não há necessidade real de um adjetivo pátrio.

Mais alguns adjetivos pátrios estranhos

  • Trindade e Tobago. Ao contrário de São Tomé e Príncipe, os residentes referem-se a si próprios como Trinitários ou Tobagões.
  • Lesoto. Este país está totalmente rodeado pela África do Sul. As pessoas deste país são chamadas de Mosotho, como um grupo; individualmente, eles são Bashotho.
  • Manchester e Oxford. As pessoas dessas duas grandes cidades da Inglaterra se autodenominam nomes derivados do latim – mancuniano e oxoniano, respectivamente.
  • Creta. As pessoas da ilha grega são… cretenses (não deve ser confundido com cretinos).
  • Pessoas de Mônaco são monagascas.

• Os cidadãos da Costa do Marfim são marfinenses.

• Pessoas de Barbados são Bajan.

Se você é de Chipre, é cipriota.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO