Por que os cães abanam o rabo?

ANÚNCIO

É uma forma de comunicação que remonta a milhares de anos, quando os cães eram animais selvagens de carga.

O que os cães dizem quando abanam o rabo? | Portal EMDiálogo - Ensino Médio  em Diálogo
Foto: (reprodução/internet)

Vários tipos de abanar o rabo, junto com posturas e vocalizações, formaram uma linguagem que os cães poderiam usar para “falar” uns com os outros.

ANÚNCIO

Ao longo dos séculos, a cauda se tornou a força comunicativa dominante dos cães – é flexível, visível e versátil.

Um cachorro usa seu rabo para expressar muitas emoções, não apenas felicidade ou excitação. Pense em todas as diferentes maneiras pelas quais os humanos podem sorrir: existe uma para a felicidade genuína, um sorriso educado, sarcástico, etc.

A maneira como um cachorro abana o rabo também pode compartilhar informações sobre onde eles se vêem na “matilha” – um dominante ou um cão agressivo pode apenas abanar a ponta do rabo quando está excitado, para lhe mostrar que está feliz, mas também que não é tolo.

ANÚNCIO

Mais sobre comportamento canino: Por que os cães lambem nosso rosto?

Por outro lado, um rabo baixo e abanando significa que o cão está mostrando medo, ou deixando você saber que ele é submisso. (Abanada de altura média? Isso significa relaxado.)

Velocidade de movimento e altura contribuem para o vocabulário e a gramática do rabo: os olhos de um cachorro são mais sensíveis ao movimento do que as cores, físicas detalhes ou expressões faciais.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO