Por que os cães lambem nosso rosto?

ANÚNCIO

Você pode ser dono de um animal de estimação e, mais especificamente, dono de um cachorro. A vida canina é cheia de diversão e aventura, com uma energia incrível e passeios ao ar livre. Os cães são os melhores animais de estimação, pois oferecem proteção e boa companhia.

Eles também podem chegar muito perto de você e lamber seu rosto. Você já se perguntou por que os cães lambem nossos rostos? Não pergunte mais e continue a ler.

ANÚNCIO

Por que os cães lambem nosso rosto?

Seu doguinho lambe a si mesmo para se limpar. No entanto, em algum momento, dependendo de como você se relaciona com ele, ele pode lamber seu rosto. Este é um comportamento normal?

O comportamento de lamber em cães evoluiu a partir dos filhotes de lobo que estavam prestes a parar de mamar. Eles lambiam o rosto do lobo adulto para provocar a regurgitação da comida parcialmente ingerida, que eles comeriam.

Biólogos relatam curioso comportamento de lobos pela primeira vez – Veja! – Noticia Alternativa
Foto: (reprodução/internet)

Aqui estão algumas razões pelas quais os cães lambem nossos rostos.

ANÚNCIO

Como um sinal de afeto

Por que meu cachorro adora me lamber? - Portal do Dog
Foto: (reprodução/internet)

Embora você possa sentir que eles estão próximos demais e totalmente na sua cara, no sentido mais literal, lamber rostos no mundo de um cachorro é visto como um sinal de afeto.

Os cães que se amam não rosnam um para o outro, mas se limpam lambendo o rosto do outro. Quando eles estão perto de você, eles vão chegar perto e lamber a parte de sua pele que está exposta.

Para apaziguar

Se você receber um convidado de quem seus cães estão se aproximando, eles possivelmente tentarão se relacionar com eles.

Depois que o cão estudar a pessoa e determinar que ela é boa, ele tentará entrar no espaço dela. Para isso, podem sentar-se no colo, saltar sobre eles, tentar brincar com eles ou mesmo lambê-los na face.

Para limpar partículas de alimentos

Você pode deixar seu cachorro lamber seu rosto
Foto: (reprodução/internet)

Isso é algo que os cães fazem principalmente com crianças pequenas e bebês. Se sua casa tem um cachorro que é amigável com os mais pequenos, ele provavelmente passeará com eles em suas atividades diárias.

Se a hora da alimentação ficar complicada e o amigo peludo estiver por perto, você pode apostar que ele lamberá as partículas de comida do rosto de seu filho.

Um cachorro lambendo seu rosto é arriscado?

A saliva do cão não tem efeito conhecido na pele humana. Um cachorro lambendo seu rosto é mais seguro e não deve ser motivo de preocupação para você. No entanto, não é aconselhável permitir que um cão lamba seu rosto se você tiver feridas abertas, cortes ou feridas, pois pode haver uma infecção.

Capnocytophaga canimorsus é uma bactéria encontrada na saliva de cães e gatos. Os casos em que essa bactéria é considerada prejudicial é quando ela está altamente concentrada na saliva do cachorro e um cachorro lambeu a ferida aberta de um humano. Se você tiver uma reação alérgica conhecida a cães, tome precauções.

Aproveite a vida e o amor dos cães

Você definitivamente amou seu cachorro desde a primeira vez que o viu e ele será leal a você para sempre. Aproveite a ‘vida do cachorro’ e o amor do cachorro. Muitos pulos, abanando e lambendo seu rosto estão prestes a acontecer!

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Kickass Facts 

ANÚNCIO