Você sabia que pandemias e epidemias podem agravar preconceitos sociais?

ANÚNCIO

Uma época de crise pode exacerbar nossos preconceitos sociais, particularmente a intolerância e a xenofobia. Um estudo, publicado na revista Proceedings of The Royal Society, explorou a associação entre doenças infecciosas e comportamento social em animais, incluindo não humanos.

O estudo descobriu que, quando confrontados com a disseminação de um patógeno, vírus ou parasita, humanos e outros animais tendem a buscar proteção com sua família e seus pares. Eles tendem a se fechar contra os estranhos.

ANÚNCIO

Uma forte afinidade com um grupo pode levar ao preconceito em relação a outros. O risco de disseminação de patógenos ou doenças é um dos custos de vida em uma comunidade. Portanto, também pode impulsionar o comportamento social e a evolução de um grupo.

Com o aumento dos riscos de doenças infecciosas, a estrutura social pode significar a diferença entre extinção e sobrevivência. O estudo explorou o comportamento social entre humanos e animais selvagens quando confrontados com doenças infecciosas.

As mudanças de comportamento foram comparadas às expectativas teóricas. Eles descobriram que os animais selvagens tendem a ficar juntos quando enfrentam uma ameaça. Por exemplo, formigas de jardim agruparam-se em pequenos grupos quando expostas a um fungo.

ANÚNCIO

Esses grupos eram menores do que os pesquisadores haviam previsto e limitaram efetivamente a propagação da doença. Comportamento semelhante foi observado em 19 espécies de primatas não humanos. Esse padrão diminuiu a propagação direta de uma doença infecciosa.

Embora os humanos também exibam uma tendência semelhante de se separarem em grupos menores, eles também apresentam um conjunto de comportamento que pode se tornar discriminatório por natureza.

Embora tenha havido um aumento na coesão do grupo e no altruísmo, as pessoas também evitaram aqueles que pareciam representar riscos. O aumento da insularidade pode levar a respostas xenófobas.

Covid-19: Xenofobia contra orientais cresce no Brasil
Foto: (reprodução/internet)

O aumento da xenofobia e da intolerância prejudica os esforços para encontrar soluções de prevenção e tratamento.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO