Bonitinha mas perigosa: saiba mais sobre a Giant hogweed, uma erva-daninha assassina

ANÚNCIO

Se as plantas fossem capazes do mal, a Giant hogweed seria a mais perversa.

Do not touch this plant: Giant hogweed can cause severe burns or blindness
Foto: (reprodução/internet)

Na primavera de 2010, os jardineiros do Canadá começaram a notar uma nova erva daninha ameaçando suas flores, gramados e vegetais.

ANÚNCIO

Mas semelhante ao dente-de-leão ou ao trevo, essa erva daninha era realmente muito bonita, com seus vapores vermelho-púrpura, folhas grandes e pontas de trinta centímetros de delicadas flores brancas minúsculas.

Mas essas não eram ervas daninhas inofensivas – essa era a Giant hogweed ou erva-daninha-gigante.

Uma das plantas mais agressivas da Terra

Giant hogweed takeover: Can UK's most dangerous plant be stopped? 'Bleak outlook' | UK | News | Express.co.uk
Foto: (reprodução/internet)

A erva-daninha-gigante é uma das plantas mais invasivas da Terra. Uma única planta pode atingir até 6 metros de altura. Pequenos frutos na planta escondem uma seiva tóxica, que causa danos mais de um dia depois.

ANÚNCIO

A pele tocada pela seiva que entra em contato com a luz do sol fica vermelha em 24 horas, seguida por inchaço, inflamação e uma sensação de queimação terrivelmente dolorosa três dias depois.

Se a seiva entrar nos olhos, pode queimar a córnea, levando à cegueira temporária ou mesmo permanente.

Nem todas as plantas são tão difícieis de lidar. Leia também: Plantas fáceis de cultivar para jardineiros iniciantes, parte 1: como plantar tomate?

É uma erva muito difícil de ser contida

Phytophotodermatitis and the Giant Hogweed | Office for Science and Society - McGill University
Foto: (reprodução/internet)

Presente em Vancouver há décadas, está espalhada por todo o Canadá, todo o caminho para o leste de Toronto, Ottawa, até mesmo saltando para as províncias marítimas.

As cidades estão gastando centenas de milhares para enviar equipes de paisagistas para destruir a Giant hogweed que cresce em terras públicas – vestidos como operários de usinas nucleares com equipamentos de proteção da cabeça aos pés, luvas grossas e máscaras.

Como proceder ao dar de cara com uma dessas?

Infelizmente, cortá-la ou removê-la das raízes (que são grossas, mas rasas, permitindo que ele se desenvolva em torno de cursos de água) não adianta muito parar o ataque violento da planta.

Uma planta madura pode produzir 50.000 sementes aladas, que se espalham pelo ar e se fixam no solo… onde são viáveis ​​por até 15 anos.

Portanto, se você vir que há uma erva daninha de flor branca alta em seu quintal… não toque nela e ligue para a prefeitura.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Portable Press

ANÚNCIO