Batalha de pássaros: os pica-paus da bolota lutam até a morte e outros pássaros gostam de assistir

ANÚNCIO
Estes pica-paus travam guerras sangrentas para proteger seu habitat
Foto: (reprodução/internet)

Com a pandemia do coronavírus tornando difícil para os espectadores se reunirem para eventos esportivos, a natureza parece estar mantendo seu próprio confronto de minúsculos titãs com multidões barulhentas.

Quando os pica-paus da bolota lutam para reivindicar território, outros pica-paus se reúnem para assistir à carnificina, uma característica da qual o personagem Pica-pau nunca nos contou.

ANÚNCIO

Falando em pássaros: Divirta-se com 4 situações hilárias protagonizadas por Papagaios e suas tagarelices

Um novo artigo publicado na revista Current Biology lançou uma nova luz sobre este jogo de bolotas e a capacidade dos pássaros de atrair testemunhas oculares que usam galhos em vez de arquibancadas.

As guerras territoriais dos pica-paus são tão intensas que alguns pássaros  viajam vários quilômetros para observá-los - sabedenada.com
Foto: (reprodução/internet)

Os pica-paus da bolota, que prevalecem em áreas arborizadas de Oregon ao México, são assim chamados por seu desejo por bolotas, que se tornam um componente necessário para sua sobrevivência no inverno.

Quando um grupo de pica-paus acumula bolotas suficientes e as enfia em árvores mortas conhecidas como celeiros, outros grupos podem descer sobre seu território, provocando uma luta envolvendo vários grupos. O vencedor fica com as bolotas.

ANÚNCIO
O pica-pau buraqueiro
Foto: (reprodução/internet)

Os grupos são freqüentemente relacionados aos fundadores do fornecimento de bolota, que pode morrer e deixar um vácuo de poder para preencher. Conhecidos como ajudantes, os pássaros podem ser descendentes que procuram estabelecer sua própria base de operações e começar a se reproduzir.

Usando etiquetas de rádio, os pesquisadores conseguiram rastrear a atividade dos pica-paus e suas explosões de violência.

O que é curioso sobre essas lutas de aves é o fato de que outras aves não diretamente envolvidas na luta vão voar para longe de seus próprios esconderijos de bolota com o propósito expresso de observar o desenrolar da luta brutal.

Alguns encontros podem ser demonstrações de poder, com chilrear raivosos e penas eriçadas. Outros terminam com olhos arrancados, asas quebradas e pássaros caindo no chão durante o combate.

Os pesquisadores não sabem ao certo por que os pássaros correm o risco de deixar suas próprias casas sem monitoramento para participar do processo. É possível que seja um evento social, embora não seja para fins de diversão e sim uma forma de coletar informações sobre a hierarquia local.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO