Postar viagens em Facebook, Instagram e outros sites de mídia social são maneiras convenientes e populares para os viajantes manterem a família e os amigos informados sobre suas aventuras.
Tanto que a estudante de Amsterdã, Zilla Van Den Born, decidiu ver se poderia fingir uma viagem à Ásia, mas fazer com que todos que ela conhecia realmente pensassem que ela estava viajando para o outro lado do planeta.
Caso esteja planejando uma viagem real, leia também este artigo: Conheça três lugares com infestação de insetos em certas estações do ano
Então, depois de acenar para seus entes queridos no Aeroporto Schiphol, a estudante de design gráfico de 25 anos voltou para seu apartamento em Amsterdã. Van Den Born acionou o Photoshop e começou a manipular fotos de si mesma em vários locais turísticos no exterior.
Sua estratégia também envolvia conversar com seus pais por vídeo, pelo Skype. Para convencê-los de que estava ligando da Tailândia, ela criou um cenário falso com algumas luzes de Natal e outras decorações.
Além de recortar e colar imagens suas em praias tropicais, Van Den Born fingiu uma viagem de mergulho ao se fotografar com equipamento de mergulho na piscina de seu prédio.
Para adicionar mais credibilidade à sua malandragem, Van Den Born visitou um salão de bronzeamento local para se dar um brilho saudável. Ela até mandou cartões postais asiáticos para seus parentes – e nenhum deles notou o carimbo de Amsterdã.
Com a ajuda de seu namorado, Van Den Born conseguiu convencer a todos que ela realmente passou 42 dias mochilando pela Ásia. Mais tarde, ela revelou a verdade para seus amigos e familiares enquanto filmava suas reações. Então, por que ela fez isso? Tudo fazia parte de um projeto acadêmico.
Como Van Den Born disse mais tarde à imprensa: “Meu objetivo era provar como é comum e fácil distorcer a realidade. Fiz isso para mostrar às pessoas que filtramos e manipulamos o que mostramos nas redes sociais. ”
Zilla Van Den Born fechou contrato com uma editora para escrever sobre seu projeto.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press