Ele é obsceno. Ele está quase nu. E está assustando os alunos. Conheça o sonâmbulo de Wellesley College.
Conheça “Sleepwalker”, a última novidade do estúdio de Tony Matelli. O artista de Nova York criou a escultura assustadoramente realista para uma exposição no Davis Art Museum do Wellesley College.
Leia também: Descubra a melhor época do ano para visitar 5 das cidades mais populares dos EUA
O sonâmbulo é mais do que um pouco inquietante, vestido apenas com uma cueca e com os braços estendidos, como se estivesse sonâmbulo. A equipe do museu decidiu colocá-lo em uma das principais vias do campus, a fim de angariar publicidade e inspirar “novas idéias inesperadas”, como disse o presidente da escola.
Sleepwalker estava programado para ficar lá até o fechamento da exposição em julho de 2014. No entanto, alguns alunos em Wellesley acham Sleepwalker digno de nota e assustador.
Desde a estreia da escultura adormecida em 4 de fevereiro de 2014, muitos exigiram que a faculdade a removesse. Uma petição online argumentando que o Sleepwalker deveria caminhar em outro lugar teve mais de 900 assinaturas.
Matelli ficou surpreso ao saber da polêmica pela primeira vez. “Acho que essas pessoas estão interpretando mal este trabalho”, disse o artista a uma estação de TV de Boston. “Essa é uma pessoa que está de fora, ela está deslocada. Então eu pensei que a reação seria empatia.”
Enquanto isso, de acordo com a diretora do museu, Lisa Fischman, a maioria das pessoas está bem com Sleepwalker. “Eu assisti das janelas do 5º andar hoje… enquanto os alunos paravam para interagir de forma divertida com a escultura”, ela escreveu no site da petição.
“Eles tiraram selfies com ele, tirando fotos com seus telefones e se reunindo para olhar para esta nova figura na paisagem de Wellesley – mesmo enquanto a neve caia.”
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press