Conheça “Logistics”, o filme mais longo já feito

Nishant Kirar, Unsplash
Foto: (reprodução/internet)

Um filme típico dura entre 90 minutos e duas horas e, para alguns espectadores, qualquer filme que ultrapasse essa janela é “longo”.

Mas o filme mais longo que você já viu provavelmente não é como Logística – um projeto recorde lançado na Suécia em 2012. Com duração total de 35 dias e 17 horas, Logística é de longe o filme mais longo já feito.

Logística não é o seu épico padrão de Hollywood. Idealizado e dirigido pelos cineastas suecos Erika Magnusson e Daniel Andersson, é um filme experimental que carece de qualquer estrutura convencional.

A viagem se desenrola em tempo real

O conceito começou com a pergunta: De onde vêm todos os aparelhos? Magnusson e Andersson tentaram responder a essa pergunta seguindo o ciclo de vida de um pedômetro.

A história começa em uma loja em Estocolmo, onde o item é vendido, depois retrocede para narrar sua jornada aos consumidores.

Logistics leva os espectadores em um caminhão, um trem de carga, um enorme navio de contêineres e, finalmente, a uma fábrica no distrito de Bao’an na China.

A viagem se desenrola em tempo real, para que o público tenha uma noção precisa do tempo e da distância necessários para entregar os aparelhos às pessoas que os usam do outro lado do mundo.

Do mais longo ao mais curto: Conheça A Boy and His Atom, o menor filme do mundo

857 horas de filme

Muitas pessoas teriam dificuldade em assistir a alguns dos filmes convencionais mais longos da história.

Hamlet de Kenneth Branagh (1996) dura 242 minutos, e Cleopatra de Joseph L. Mankiewicz (1963) tem 248 minutos de duração colossais.

Mas sentar-se para assistir todas as 857 horas de Logistics diretamente é quase fisicamente impossível.

Felizmente, não é a única forma de desfrutar desta obra de arte. No site do projeto, Logística foi dividido em clipes curtos de dois minutos – um para cada dia da viagem. Você pode assistir a versão resumida do experimento épico aqui.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss