Este pequeno filme não apresenta grandes estrelas como Brad Pitt, ou mesmo qualquer estrela menor – porque literalmente não havia espaço para eles.
Em vez disso, as estrelas do filme A Boy and His Atom, surpreendentemente, são apenas algumas partículas microscópicas.
O Guinness World Records declarou o curta-metragem de animação em stop motion “o menor filme do mundo”.
Como o filme foi feito?
O filme de 90 segundos consiste em um “menino” quicando uma bola do tamanho de um átomo enquanto dança e pula. Não há muito enredo, mas dados os métodos envolvidos, é incrível.
Veja também: É realmente possível ficar com a língua presa em um poste congelado como em “Uma história de Natal”?
Os cientistas da IBM criaram o filme com um “microscópio de tunelamento de varredura” que manipulou algumas dezenas de átomos de carbono colocados sobre uma superfície de cobre.
Primeiro, eles tiveram que resfriar o microscópio até um pouco acima do zero absoluto (-450 ° F) porque em uma temperatura mais alta, os átomos “excitáveis” teriam ignorado suas direções de estágio.
Uma equipe de quatro cientistas trabalhou 18 horas por dia durante duas semanas para fazer o pequeno filme.
É tão pequeno que teve de ser ampliado 100 milhões de vezes para ficar visível em um formato de vídeo padrão como o YouTube.
Quais as expectativas para o filme?
A IBM espera usar o filme para demonstrar a tecnologia que permitirá aos cientistas manipular a matéria no nível atômico e, se tudo correr conforme o planejado, criar novas formas de armazenamento de dados.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press