Um dos últimos grandes eventos astronômicos do ano está definido para cair na noite do solstício de inverno. Em 21 de dezembro, olhe para cima para ver Saturno em conjunto com Júpiter.
Na astronomia, uma conjunção ocorre quando dois planetas aparecem excepcionalmente próximos no céu noturno.
Dois dos gigantes gasosos do nosso sistema solar compartilharão um “beijo” celestial na noite mais longa do ano. O raro encontro de Saturno e Júpiter é conhecido como a “grande conjunção” pelos astrônomos.
É um evento único!
Embora as conjunções entre planetas sejam bastante comuns, Saturno e Júpiter só se encontram uma vez a cada geração. A última conjunção deles aconteceu há 20 anos no ano 2000.
Mesmo se você estivesse por perto para ver o último, vale a pena acompanhar o encontro planetário de 2020.
Saturno e Júpiter estarão a 0,1 ° um do outro, ou cerca de um quinto da largura de uma lua cheia. A última vez que os dois planetas chegaram tão próximos foi em 1653, e eles não terão essa proximidade novamente até 2080.
Mais curiosidades astronômicas: Vamos ser atingidos por asteróides em 2020?
Como ver essa conjunção?
Saturno e Júpiter foram se aproximando ao longo de outubro e novembro. Você pode encontrá-los agora procurando por Júpiter, atualmente o planeta mais brilhante no céu noturno, logo após o pôr do sol.
Saturno aparecerá a leste de Júpiter como um planeta mais escuro com uma tonalidade dourada.
À medida que o outono diminui, os dois planetas irão gradativamente construir uma ponte sobre o espaço entre eles até atingirem a conjunção no solstício de inverno.
Na segunda-feira, 21 de dezembro, os planetas estarão tão próximos que podem formar uma coalescência.
Isso acontece quando a luz de dois planetas parece brilhar como uma única estrela. Quando isso acontecer, o corpo superbrilhante será fácil de detectar.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss