As gerações futuras podem não conseguir desfrutar da alegria do chocolate, graças ao aquecimento global.
Os cientistas previram que as mudanças climáticas em todo o mundo podem forçar a extinção das plantas de cacau até 2050, potencialmente interrompendo a produção mundial de chocolate.
Mais sobre a planta de cacau
Theobroma cacao, também chamada de cacau ou planta de cacau, é uma pequena árvore perene nativa da América do Sul e Central.
Suas sementes, chamadas de grãos de cacau, são usadas para fazer cacau em pó e chocolate.
As plantas de cacau crescem principalmente em áreas específicas que ficam em torno de 20 graus ao norte ou ao sul do equador.
As principais características do terreno de cultivo de cacau incluem temperaturas estáveis, alta umidade, chuvas fortes, solo rico da floresta tropical e proteção contra ventos fortes.
Impacto das mudanças climáticas
De acordo com relatório da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), essas áreas podem se tornar mais quentes, mais secas e menos adequadas para o cultivo de cacau.
“Prevê-se que essas mudanças na adequação climática ocorram ao longo de um período de quase 40 anos, de modo que terão um impacto maior na próxima geração, em vez da atual geração de cacaueiros e fazendeiros”, observaram os autores do relatório.
Os principais produtores mundiais de chocolate são a Costa do Marfim e Gana, na África Ocidental – eles produzem mais da metade do chocolate mundial.
No entanto, de acordo com estudos, esses países experimentarão um aumento de 2,1 ° C na temperatura até 2050 e uma redução acentuada na área de cultivo adequada.
Mais curiosidades: Como é feito o chocolate branco?
Mas ainda há uma esperança
No entanto, nem tudo é um futuro sombrio para os amantes do chocolate porque os cientistas dizem que ainda há tempo para adaptação.
Uma estratégia poderia ser fornecer aos produtores de cacau sementes cultivadas seletivamente com resistência superior à seca.
Empresas como a Mars, fabricantes de doces, já estão trabalhando com pesquisadores da Universidade da Califórnia para mudar os genes da planta do cacau a fim de torná-la mais resistente às mudanças nas condições climáticas globais.
A outra estratégia que poderia ser empregada é um método de cultivo tradicional que aproveite as condições em que o cacau cresce naturalmente.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts