Graças a “O Quebra-nozes” e ao poema “Uma visita de São Nicolau”, as ameixas doces são um símbolo dos feriados norte-americanos.
Mas o que são ameixas doces, exatamente? Antes de ser tema de danças de fadas e sonhos de contos de fadas, uma ameixa era um doce infrutífero.
De acordo com o The Atlantic, as ameixas doces que os falantes de inglês comeram entre os séculos XVII e XIX continham principalmente açúcar e nenhuma ameixa.
Elas eram feitos despejando açúcar líquido sobre uma semente (geralmente uma semente de cardamomo ou de cominho) ou amêndoa, permitindo que ela endurecesse, e repetindo o processo.
Essa técnica de fabricação de doces era chamada de panning e criava camadas de cascas de açúcar duras.
O produto final tinha aproximadamente o tamanho e o formato de uma ameixa, e foi assim que veio a ser associado à fruta real.
Um bem de luxo reservado para ocasiões especiais
Antes da época das fábricas de doces, esses confeitos demoravam vários dias para serem feitos.
Sua produção intensiva de mão-de-obra tornava-os um bem de luxo reservado para ocasiões especiais.
Isso pode explicar como as ameixas doces foram associadas aos feriados e por que eram especiais o suficiente para ficar na cabeça das crianças na véspera de Natal.
“Ameixa doce” pode ter dois significados diferentes
O mimo indulgente também se tornou sinônimo de qualquer coisa desejável. Este segundo significado adquiriu conotações mais sombrias no século XVII.
Uma definição de 1608 do Oxford English Dictionary descreve uma ameixa doce como “algo muito agradável ou agradável, esp. quando dado como besteira ou suborno.”
Dar uma “garfada de ameixas doces” (“mouthful of sugar plums“) também não era necessariamente uma coisa boa. Significou que você disse palavras doces que podem ter sido falsas.
Esse artigo também pode ser do seu interesse: Atenção, fãs de doces! Cientistas descobrem forma ecológica de obter a baunilha
As verdadeiras ameixas doces saíram de moda
À medida que isso aconteceu, a demanda por doces de Natal semelhantes às frutas reais aumentou.
Agora você pode comprar ameixas cristalizadas chiques e balas de goma com sabor de ameixa para as festas, mas se você quiser algo mais parecido com a ameixa clássica, uma amêndoa da Jordânia é a escolha mais autêntica.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss