Em um futuro muito próximo, poderemos obter baunilha de uma fonte que parece muito nojenta, mas também é incrivelmente ecológica.
Teoricamente, enquanto houver madeira e produtos de madeira, pode haver uma fonte quase ilimitada de baunilha. Isto é, se as pessoas conseguirem superar o fato de que seus lattes e cupcakes foram aromatizados com serragem. Vou te explicar!
Algumas maneiras de obter baunilha
A primeira e mais óbvia fonte é a vagem ou a vagem de baunilha. Mas eles são relativamente raros (crescendo principalmente apenas na ilha de Madagascar).
Também caros – os grãos de baunilha custam cerca de um dólar cada nas lojas. Outra forma é sintetizá-lo em um laboratório industrial.
O sabor de baunilha pode ser obtido a partir de uma combinação química de hidróxido de sódio e sulfeto de sódio, ou pelo processamento de um produto químico à base de petróleo chamado guaiacol.
Nenhum dos processos é particularmente bom para o meio ambiente ou para consumo humano. Mas agora há uma alternativa, usar algo que o mundo tem de sobra: polpa de madeira … como serragem.
Veja também: Aprenda como fazer café perfumado com cardamomo, uma bebida para todas as estações
Baunilha a partir da serragem
Usando líquidos iônicos (sais líquidos), dois cientistas da Universidade Putra, na Malásia, passaram a lignina da polpa de madeira através de água borbulhante. Em seguida, os sais os ajudaram a atrair, identificar e coletar a vanilina.
Parece nojento, mas em outras palavras, eles descobriram uma maneira de transformar a serragem em uma fonte natural de baunilha praticamente livre de produtos químicos.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Portable Press