A qualidade do ar nas cabines dos aviões tornou-se uma preocupação crescente durante a pandemia do coronavírus. Para milhões de pessoas, a empolgação de reservar um voo se tornou uma preocupação.
Ficar enfiado em uma cabine de avião com centenas de outras pessoas por horas a fio parece um risco, visto que o coronavírus continua sendo uma ameaça à saúde pública.
De acordo com especialistas, viajar de avião é de fato um risco, e muito desse risco está relacionado à proximidade social. Mas o próprio ar pode ser mais limpo do que você pensa.
Em um artigo para a Condé Nast Traveler, o autor William J. McGee escreve que muitos aviões têm sistemas de limpeza de ar altamente eficazes que usam ar particulado de alta eficiência, ou HEPA, filtração para remover 99,97% dos contaminantes transportados pelo ar, incluindo vírus.
Mas não todos os aviões. Algumas companhias aéreas regionais podem não ter dispositivos HEPA. O ar limpo é bombeado pelo teto e sai abaixo dos assentos da janela. O ar é cerca de 60% fresco e 40% filtrado e recirculado constantemente.
Isso afetaria a maneira como o coronavírus ou outros germes podem se espalhar? Teoricamente sim. Mas os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outras organizações de saúde alertam que nenhum sistema de filtragem de ar pode compensar o fato de estar sentado a poucos metros de uma pessoa infectada.
É perfeitamente possível que os germes cheguem até você antes que o ar circulante os remova. E a filtragem não é um fator quando os viajantes estão próximos uns dos outros na fila para embarcar na aeronave.
Os vírus não são a única preocupação com a qualidade do ar a bordo de um avião. Vapores do óleo do motor, fluido hidráulico, escapamento e outras fontes podem entrar na cabine. As aplicações de pesticidas também podem deixar um odor persistente.
O resultado final? Se você tiver que ficar preso em um espaço fechado com vários estranhos, uma cabine de avião pode ser o lugar mais seguro para fazer isso. Mas variáveis como passageiros infectados, hábitos de máscara e proximidade tornam impossível para alguém oferecer garantia total de segurança.
Se você deseja ou precisa voar, usar uma máscara e manter a maior distância possível entre você e os outros passageiros é a melhor maneira de se aproximar
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Mental Floss