O que o amaciante realmente faz?

ANÚNCIO
O amaciante atua como um lubrificante para sua roupa.
Foto: (reprodução/internet)

O dia da roupa geralmente envolve cestos cheios de roupas, um recipiente pesado com detergente e um amaciante de roupas como Downy.

Enquanto algumas pessoas consideram este último indispensável, outras pensam que o amaciante faz pouca diferença no resultado final da lavanderia. Então, o que o amaciante realmente faz?

ANÚNCIO

O amaciante tem o objetivo de manter a sua roupa macia ao toque, reduzir as rugas e adicionar um aroma “limpo” como um sinal olfativo de que você não está mais lidando com uma pilha fedorenta de meias.

O amaciante de roupas também pode reduzir a aderência estática ao reduzir a fricção entre as fibras, o que pode fazer com que as roupas durem mais. Ele faz tudo isso usando produtos químicos lubrificantes que atuam nas fibras.

Os primeiros amaciantes usavam óleo, enquanto as marcas modernas têm produtos químicos sintéticos como polidimetilsiloxano (PDMS) ou outros derivados de silicone. Pense no amaciante como uma espécie de hidratante para sua roupa.

ANÚNCIO

Então, por que não usá-lo? O amaciante de roupas pode ter algumas desvantagens. Assim como o sabão em pó, alguns amaciantes líquidos podem conter produtos químicos que podem irritar a pele de pessoas sensíveis.

Falando em cuidados com a pele, leia também: Suas tatuagens podem estar bagunçando suas glândulas sudoríparas, entenda o caso

A escolha de usar amaciante também pode depender do tipo de roupa que você está lavando. Se você tem muitas roupas esportivas com propriedades de absorção de umidade, o amaciante pode “entupir” o tecido, reduzindo sua capacidade de afastar a umidade da pele.

Também não é ótimo para toalhas, pois tem o potencial de reduzir sua absorção. Nem é aconselhável usar amaciante de roupas em poliéster, náilon ou roupas infantis, que geralmente são feitas de materiais resistentes a chamas que podem ser afetados pelo amaciante.

Se você está em dúvida sobre se deve ou não usar um amaciante, tente lavar uma pequena carga de roupa com um amaciante e outra sem, para ver se nota – ou sente – alguma diferença. Se não, provavelmente você pode sobreviver sem o aditivo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO