Por que não conseguimos cheirar nossa própria casa?

Sua casa cheira mal. Não é sua culpa.
Foto: (reprodução/internet)

Sua casa cheira mal. Não se sinta mal – não é só você! A casa do seu vizinho cheira mal, assim como a Casa Branca. Mas nenhum de vocês poderia escolher o aroma de sua própria casa a partir de uma linha de aromas.

Nós nos adaptamos aos cheiros muito rapidamente. No espaço de apenas algumas respirações, podemos perder nossa capacidade de detectar novos odores. É chamado de adaptação olfativa, e é o mesmo motivo pelo qual você não consegue cheirar seu próprio hálito, seu odor corporal ou mesmo seu perfume após alguns minutos.

Isso pode ser uma coisa boa, disse a psicóloga cognitiva Pamela Dalton ao New York Magazine.  Cada objeto em nosso ambiente exala moléculas perfumadas. Quando você inala, as moléculas passam pelas narinas e grudam em uma parede de muco na parte de trás da garganta.

Esse muco é o lar de células receptoras que dizem ao seu cérebro o que você acabou de cheirar. Nossos cérebros estão atentos ao perigo. Qualquer mudança ao nosso redor pode representar uma ameaça, diz Dalton, então o cérebro se concentra em novas visões, sons, sentimentos – e cheiros.

Leia também: Os cães podem cheirar emoções humanas?

Depois de algumas cheiradas, você deve saber o que precisa ser resolvido e o que pode ser ignorado. Flores recém-colhidas? Legal, não é um problema. O cheiro de cabelo queimado? Você pode querer verificar isso.

Você está preocupado que sua casa cheira mal e ninguém está te contando? Você pode descobrir usando alguns truques do comércio de perfumes. Como a familiaridade é a chave, você pode dar ao seu nariz um novo começo saindo de casa por algumas horas. Quando você retornar, deverá ser capaz de ter uma boa ideia do cheiro de todo mundo.

Se isso não funcionar, tente pular pela sala por alguns minutos. O aumento do fluxo sanguíneo pode melhorar brevemente o seu olfato. Os perfumistas realmente sobem e descem as escadas entre as cheiradas, diz Dalton.

No final, como a casa cheira pode ser menos importante do que como nos sentimos sobre ela; não há nada como o cheiro da felicidade.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss