Por que os gatos dormem tanto?

ANÚNCIO

 

Azat Kılınç, Unsplash
Foto: (reprodução/internet)

Se o seu gato doméstico irritadiço sempre age como se tivesse acabado de acordar de uma soneca, pode ser porque sim.

ANÚNCIO

Em média, o gato passa de 16 a 20 horas do dia dormindo. Não é porque eles são preguiçosos ou entediados por estar com você: a tendência dos peludinhos de cochilar o dia todo está embutida em seus genes.

Leia também: Por que os cães lambem nosso rosto?

Mesmo que o seu gato seja o membro menos ativo da sua casa, ele ainda tem os instintos de um predador. De acordo com PetMD, os gatos domésticos são programados como grandes felinos, então eles passam a maior parte do tempo conservando energia em preparação para uma perseguição e caça cansativas.

Mas, no caso do seu animal de estimação, “caçar” provavelmente envolve pular sobre o ombro ou lutar com um brinquedo após uma longa soneca. Por causa de seus horários de sono, os gatos podem parecer especialmente preguiçosos para seus humanos.

ANÚNCIO

Os gatos são crepusculares, o que o Oakland Veterinary Referral Services define como sendo ativos por volta do amanhecer e do crepúsculo. Na natureza, isso impede que os gatos cruzem com grandes predadores que caçam durante o dia e a noite.

Em sua casa, significa que seu gato está dormindo durante o dia, quando você pode estar trabalhando. Embora os gatos durmam muito, eles não dormem profundamente.

Um predador adormecido deve estar pronto para acordar em um instante e, quando os gatos dormem, eles se posicionam de uma forma que lhes permite entrar em ação o mais rápido possível.

Esses cochilos mais leves acontecem em incrementos de 15 a 30 minutos, enquanto o sono com movimentos cerebrais rápidos e profundos dura apenas 5 minutos. Portanto, se você quiser ficar do lado bom do seu gatinho, pense duas vezes antes de acariciá-lo durante uma soneca.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO