A gordura saturada pode estar diminuindo sua atenção

ANÚNCIO

Alimentos gordurosos podem ser reconfortantes, mas parecem ter um impacto imediato em nossa atenção.

O que é a gordura saturada e quanto você pode consumir | Veja Saúde
Foto: (reprodução/internet)

Um estudo recente, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, indicou que comer apenas uma refeição rica em gorduras saturadas pode diminuir nossa capacidade de concentração. Os pesquisadores também encontraram resultados semelhantes no caso de endotoxemia ou intestino permeável.

ANÚNCIO

Leia também: Entenda como a ingestão de laticínios integrais pode reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas

Os pesquisadores usaram um ensaio duplo-cego, randomizado e cruzado para seu estudo. 51 mulheres participaram do estudo. Destes, 32 eram sobreviventes do câncer de mama. Uma avaliação básica de sua atenção foi feita por meio de uma ferramenta conhecida como Teste de Desempenho Contínuo.

São utilizadas atividades de computador de 10 minutos para verificar o tempo de reação e a concentração. Depois disso, os participantes comeram uma refeição rica em gordura, que foi projetada para imitar refeições de fast-food.

Um grupo fez uma refeição rica em gordura saturada, enquanto o outro continha óleo de girassol, que tem menos gordura saturada. A ingestão de energia para ambas as refeições foi em torno de 930 calorias.

ANÚNCIO

A avaliação pós-refeição foi feita 5 horas depois com o Teste de Desempenho Contínuo. As mulheres repetiram esta experiência dentro de uma a quatro semanas. No segundo caso, eles comeram a outra refeição.

Ou seja, o grupo que fez a refeição com alto teor de gordura saturada comeu a farinha de óleo de girassol e vice-versa. Os pesquisadores também se concentraram no desempenho dos participantes que mostraram os primeiros sinais de endotoxemia.

A equipe descobriu que após a refeição com gordura saturada, a atenção baixou em todas as mulheres participantes. Em média, eles tinham 11% menos probabilidade de detectar os estímulos em seu teste de atenção. Mulheres com sintomas de endotoxemia apresentaram lapsos de atenção ainda mais acentuados, com desempenho mais errático.

Na verdade, a presença de endotoxemia pode anular a escolha mais saudável de óleos. Este estudo, entretanto, não nos mostra o impacto agudo das gorduras saturadas e da endotoxemia no desempenho cognitivo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO