Entenda como a ingestão de laticínios integrais pode reduzir o risco de diabetes, doenças cardíacas e derrame

ANÚNCIO

Uma dieta rica em laticínios pode ter mais benefícios do que pensávamos, especialmente se você tiver diabetes ou problemas cardíacos.

Estudo identifica benefícios cardiovasculares no consumo de derivados  lácteos integrais | saúde | ge
Foto: (reprodução/internet)

Um grande estudo observacional multinacional, publicado na revista BMJ Open Diabetes Research & Care, descobriu que o consumo de laticínios pode diminuir seus riscos de diabetes e hipertensão, bem como outros fatores que aumentam os riscos de doenças cardiovasculares.

ANÚNCIO

Veja também: É certo ou errado beber leite após um treino?

Curiosamente, os resultados mais fortes foram obtidos com produtos lácteos integrais. Para esta pesquisa multinacional, os autores escolheram seus dados do estudo Prospective Urban Rural Epidemiology, que cobriu 21 nações de cinco continentes.

As idades dos participantes variaram de 35 a 70 anos. A equipe avaliou a dieta dos participantes nos últimos 12 meses por meio de questionários. Os laticínios considerados incluem iogurte, leite, queijo e alimentos preparados com laticínios. Estes foram classificados como alto ou com baixo teor de gordura.

A equipe descobriu que uma maior ingestão de laticínios, quando comparada ao consumo zero, estava ligada a um risco 24% menor de síndromes metabólicas, condições que aumentam o risco de diabetes, doenças cardíacas e derrames.

ANÚNCIO

A maior ingestão foi medida em pelo menos duas porções por dia. Os benefícios aumentaram ainda mais para 28% quando o consumo era apenas leite integral.

Laticínios integrais em combinação com laticínios com baixo teor de gordura também mostraram resultados positivos. No entanto, o consumo de laticínios com baixo teor de gordura sozinho não mostrou tais associações.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO