Descubra os dois compostos presentes em cosméticos que podem causar câncer de mama

ANÚNCIO

Hoje não é a primeira vez que você ouve sobre a presença de carcinógenos, ou agentes cancerígenos, em seus produtos de beleza.

Parabenos: ¿Qué son?, ¿En qué productos están?, ¿Son peligrosos para l -  Orgánicos en Línea
Foto: (reprodução/internet)

Mas uma equipe de pesquisadores lançou uma nova luz sobre o quão forte e direta é essa conexão.

ANÚNCIO

A nova pesquisa publicado no periódico Environmental Health Perspectives identifica que a benzofenona-3 e o propilparabeno, mesmo em concentrações muito baixas, podem danificar o DNA nas células da mama e aumentar o risco de câncer de mama.

O que é a oxibenzona e o propilparabeno

Benzofenona-3, também conhecida como oxibenzona, é uma cetona aromática que ocorre naturalmente.

Além de ser um ingrediente significativo em protetores solares, também encontra uso em condicionadores e vários outros cosméticos. É eficaz na proteção contra os raios ultravioleta.

ANÚNCIO

O propilparabeno, por outro lado, é um conservante usado em vários cosméticos e produtos para a pele, especialmente em fórmulas à base de água.

O novo estudo testou os dois compostos em células cultivadas em laboratório, bem como em glândulas mamárias de camundongos.

Efeitos potencialmente deletérios

Ele descobriu que estrogênios e xenoestrogênios, substâncias químicas como os compostos em questão que podem imitar o comportamento do estrogênio, afetam as células com receptores de estrogênio, mesmo em doses baixas.

Ao contrário, eles não causaram o mesmo tipo de dano às células sem receptores de estrogênio.

“A nova pesquisa oferece ferramentas mais sensíveis para rastrear os efeitos potencialmente deletérios de produtos químicos ambientais, que seriam negligenciados pelos métodos atualmente usados”, disse o pesquisador de câncer de mama D. Joseph Jerry, professor de veterinária e ciências animais na Universidade de Massachusetts Amherst.

Veja também: O vaper ou cigarro eletrônico é cancerígeno?

Então não devemos usar protetor solar?

“Benzofenona-3 é um protetor solar que funciona. Se você usá-lo, pode prevenir o câncer de pele. Estou argumentando que você não deve usar protetor solar? Eu não estou.”

“Mas pode haver um subconjunto de pessoas para as quais isso pode representar um perigo significativo”, diz ele, referindo-se a indivíduos com alto risco de câncer de mama ou com histórico de câncer de mama com receptor de estrogênio positivo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts

ANÚNCIO