Como podemos ter certeza sobre a velocidade da luz e outras constantes?

ANÚNCIO
Investigador da NASA mostra velocidade da luz em vídeos
Foto: (reprodução/internet)

Como podemos ter certeza de que a velocidade da luz e outras constantes são de fato consistentemente uniformes em todo o universo? A luz poderia ser mais rápida/mais lenta em outras partes do nosso universo?

A velocidade da luz desempenha um fator em muito da física, além de quão rápido a luz se move. Portanto, se você deseja propor uma velocidade “variável” da luz, deve produzir o conjunto de medições que mostrará que sua proposta é melhor do que a suposição existente.

ANÚNCIO

Ainda sobre velocidade da luz, leia também: Fomos capazes de observar a velocidade da luz no espaço interestelar com a Voyager I?

Várias tentativas foram feitas no passado para derivar uma velocidade variável da luz, mas nenhuma delas teve resultados experimentais. Algumas pesquisas sobre isso ainda estão em andamento.

Como um exemplo aproximado, digamos que sua teoria prediz que os elétrons terão órbitas diferentes porque, obviamente, a velocidade da luz influencia na força eletromagnética que governa como os elétrons estão ligados ao núcleo.

Assim, você poderia prever que, ao olhar para o universo, as linhas espectrais dos átomos devem se deslocar por <alguma função>. Então você faz medições espectroscópicas de estrelas e galáxias distantes.

ANÚNCIO

Se os espectros diferem por sua previsão e não podem ser explicados por outras ideias concorrentes, incluindo os modelos atuais, então ele apóia sua teoria.

Na ciência, você nunca pode ter “certeza” de nada. É baseado na observação e teste de hipóteses. Contanto que as observações corroborem as teorias e hipóteses existentes, estamos “certos”.

Quando isso falha, ficamos inseguros e então encontramos uma maneira de encaixar a observação em nosso entendimento existente ou mudamos nosso entendimento existente para encaixar nas novas e antigas observações.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Kickass Facts 

ANÚNCIO