Plantas fáceis de cultivar para jardineiros iniciantes, parte 1: como plantar tomate?

ANÚNCIO

Olá, jardineiro iniciante (ou veterano). Se está procurando uma planta fácil de cultivar, veio ao lugar certo. Fique agora com a estrela da salada e da jardinagem fácil: o Tomate!

Tomate crescendo em jardim Fotografias de Banco de Imagens, Imagens Livres de Direitos Autorais Tomate crescendo em jardim | Depositphotos®
Foto: (reprodução/internet)

Os tomates em germinação precisam de uma temperatura de solo constante de 18 a 27º C. Dado esse requisito, você poderá começar com as sementes de dentro de casa (ou comprar sementes em seu centro de jardinagem local).

ANÚNCIO

Se não sabe como começar a plantar, leia aqui: Saiba como cultivar seus próprios vegetais em pequenos espaços

Primeiro, você precisará de um recipiente para cada duas sementes. Embora seja possível cultivar todas as sementes no mesmo vaso, isso torna as plantas jovens mais difíceis de remover na hora de transplantá-las.

Copos de plástico ou de isopor funcionam bem; faça alguns orifícios pequenos no fundo de cada um para drenagem. Em seguida, coloque as sementes só um pouquinho abaixo da superfície. Borrife com água (deixe-a úmida, mas não encharcada) e mantenha uma temperatura ambiente constante.

Conceito de jardinagem e agricultura. mãos de trabalhador de fazenda mulher com cesta escolhendo tomates orgânicos maduros frescos. produtos com efeito de estufa. produção de alimentos vegetais. tomate crescendo em estufa. |
Foto: (reprodução/internet)

Em 10 dias, as plantinhas brotarão. Elas precisarão de muita luz solar; se possível, coloque as plantas perto de uma janela voltada para o sol. Assim que as plantas germinarem quatro folhas cada, mova-as para recipientes maiores – vasos com uma altura de 10 a 15 cm serão perfeitos.

ANÚNCIO

Enquanto isso, encontre uma área agradável e ensolarada de seu jardim do lado de fora. Em seguida, cave um buraco com cerca de 15cm de profundidade. Cubra com um pouco de solo extra e transplante suas mudas lá.

Os tomates vêm em muitas variedades, que oferecem frutas de todos os formatos e tamanhos. Dependendo do tipo que você está cultivando, é interessante organizar as plantas jovens com uma distância de 30 a 48 centímetros.

Leia também: Plantas fáceis de cultivar para jardineiros iniciantes, parte 2: como plantar manjericão e menta?

Consulte o pacote de sementes ou uma loja de jardinagem da vizinhança para obter o número exato. A propósito, os jardineiros novatos podem escolher variedades que rendam frutas menores (como tomates cereja).

Como plantar tomate cereja em vaso? Aprenda o passo a passo
Foto: (reprodução/internet)

Se deixados à própria sorte, frutas médias ou grandes podem apodrecer prematuramente. Para evitar isso, será necessário amarrar suas plantas a estacas ou gaiolas para suporte. Isso não é muito difícil, mas é uma etapa extra.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Mental Floss

ANÚNCIO