Cuidado! Ter gripe aumenta o risco de ataque cardíaco, especialmente em idosos, diz um estudo publicado no New England Journal of Medicine.
As chances de um ataque cardíaco aumentam seis vezes durante os primeiros sete dias após a detecção da infecção por influenza confirmada em laboratório, de acordo com os pesquisadores do Instituto de Ciências Clínicas de Avaliação (ICES [2]) e Saúde Pública de Ontário (PHO).
Uma infecção respiratória contagiosa, a gripe, é causada por diferentes vírus que infectam o nariz, a garganta e os pulmões.
Os pesquisadores dizem que o risco de ataque cardíaco pode ser maior para pacientes infectados com o vírus influenza B, pacientes que tiveram seu primeiro ataque cardíaco e para adultos com 65 anos ou mais.
O risco também pode ser maior para pacientes infectados com infecção por vírus respiratório diferente de gripe.
A importância da vacinação
“Nossas descobertas são importantes porque uma associação entre influenza e infarto agudo do miocárdio reforça a importância da vacinação”, disse o autor do estudo, Dr. Jeff Kwong, cientista do ICES e PHO.
Os dados de cerca de 20.000 casos adultos de Ontário de infecção por influenza confirmada em laboratório de 2009 a 2014 foram usados para o estudo.
Os pesquisadores identificaram que dentro de um ano de um diagnóstico de gripe confirmado em laboratório, mais de 300 pacientes foram hospitalizados.
“Nossas descobertas, combinadas com evidências anteriores de que a vacinação contra influenza reduz eventos cardiovasculares e mortalidade, apoiam as diretrizes internacionais que defendem a imunização contra influenza em pessoas com alto risco de ataque cardíaco”, disse Kwong.
Mais sobre o tema: Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a gripe e o resfriado
A gripe é bastante grave em grupos vulneráveis
De acordo com o National Institutes of Health, em uma temporada típica de gripe, 5% a 20% da população norte-americana adoece, mais de 200.000 são hospitalizados e cerca de 36.000 morrem.
A gripe é bastante grave em pessoas mais velhas, crianças pequenas e em pessoas que sofrem de vários problemas de saúde.
A gripe continua sendo uma grande ameaça à saúde pública. Um estudo confirmou que a gripe se espalha respirando o ar infectado por um paciente com gripe.
Portanto, é importante tomar medidas de precaução para manter você e seus entes queridos em segurança.
“Pessoas com risco de doença cardíaca devem tomar precauções para prevenir infecções respiratórias, e especialmente gripe, por meio de medidas que incluem vacinação e lavagem das mãos”, diz Kwong.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts