Pensando em experimentar um cigarro pela primeira vez? Leia isso antes…

Pare de experimentar fumar. Sim! Nem pense em tentar aquela baforada de cigarro.

Pensando em experimentar um cigarro pela primeira vez? Leia isso antes...
Foto: (reprodução/internet)

Três em cada cinco pessoas que experimentam o primeiro cigarro, pelo menos temporariamente, se transformam em fumantes diários, diz um estudo publicado na revista Nicotine & Tobacco Research.

A taxa de conversão da experimentação inicial para o fumo diário é uma métrica potencialmente importante do comportamento de fumar, agora apoiada por estatísticas factuais.

“No desenvolvimento de qualquer comportamento viciante, a passagem da experimentação à prática diária é um marco importante, pois implica que uma atividade recreativa está se transformando em uma necessidade compulsiva.”

“Descobrimos que a taxa de conversão de ‘fumante de primeira vez’ para ‘fumante diário’ é surpreendentemente alto, o que ajuda a confirmar a importância de evitar a experimentação do cigarro em primeiro lugar”, disse o principal autor do estudo, Peter Hajek, professor no Queen Mary University of London.

Detalhes do estudo

O estudo usou dados de mais de 216.000 entrevistados que participaram de pesquisas realizadas pelo Global Health Data Exchange entre 2000 e 2016.

As oito pesquisas levadas em consideração incluíram perguntas sobre experimentar um cigarro e fumar diariamente.

Os entrevistados eram uma representação da população adulta em geral do Reino Unido, EUA, Nova Zelândia e Austrália.

A análise estatística dos dados mostrou que aproximadamente 60% dos entrevistados afirmaram ter fumado um cigarro uma vez. Aproximadamente 70% daqueles se tornaram fumantes diários.

Mais sobre fumar: Fique por dentro: usar o vaper ao menos uma vez já causa risco para vários órgãos

Reduzir a experimentação de cigarro em adolescentes

“Esta é a primeira vez que a notável influência que os cigarros podem estabelecer após uma única experiência ter sido documentada a partir de um conjunto tão grande de dados”, disse o professor Hajek.

De acordo com o National Institutes of Health, globalmente, existem cerca de 75 milhões de pessoas que morrem devido ao tabagismo.

Embora a taxa de conversão de 70% seja apenas aproximada, ainda é um número enorme. Os resultados fornecem um forte apoio para iniciar os esforços para reduzir a experimentação de cigarro em adolescentes logo na primeira etapa.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fonte: Organic Facts