Pare de experimentar fumar. Sim! Nem pense em tentar aquela baforada de cigarro.
Três em cada cinco pessoas que experimentam o primeiro cigarro, pelo menos temporariamente, se transformam em fumantes diários, diz um estudo publicado na revista Nicotine & Tobacco Research.
A taxa de conversão da experimentação inicial para o fumo diário é uma métrica potencialmente importante do comportamento de fumar, agora apoiada por estatísticas factuais.
“No desenvolvimento de qualquer comportamento viciante, a passagem da experimentação à prática diária é um marco importante, pois implica que uma atividade recreativa está se transformando em uma necessidade compulsiva.”
“Descobrimos que a taxa de conversão de ‘fumante de primeira vez’ para ‘fumante diário’ é surpreendentemente alto, o que ajuda a confirmar a importância de evitar a experimentação do cigarro em primeiro lugar”, disse o principal autor do estudo, Peter Hajek, professor no Queen Mary University of London.
Detalhes do estudo
O estudo usou dados de mais de 216.000 entrevistados que participaram de pesquisas realizadas pelo Global Health Data Exchange entre 2000 e 2016.
As oito pesquisas levadas em consideração incluíram perguntas sobre experimentar um cigarro e fumar diariamente.
Os entrevistados eram uma representação da população adulta em geral do Reino Unido, EUA, Nova Zelândia e Austrália.
A análise estatística dos dados mostrou que aproximadamente 60% dos entrevistados afirmaram ter fumado um cigarro uma vez. Aproximadamente 70% daqueles se tornaram fumantes diários.
Mais sobre fumar: Fique por dentro: usar o vaper ao menos uma vez já causa risco para vários órgãos
Reduzir a experimentação de cigarro em adolescentes
“Esta é a primeira vez que a notável influência que os cigarros podem estabelecer após uma única experiência ter sido documentada a partir de um conjunto tão grande de dados”, disse o professor Hajek.
De acordo com o National Institutes of Health, globalmente, existem cerca de 75 milhões de pessoas que morrem devido ao tabagismo.
Embora a taxa de conversão de 70% seja apenas aproximada, ainda é um número enorme. Os resultados fornecem um forte apoio para iniciar os esforços para reduzir a experimentação de cigarro em adolescentes logo na primeira etapa.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts