Pessoas com maior risco genético de se tornarem obesas podem se beneficiar mais com uma dieta saudável.
Embora seja aconselhável que todos sigam uma dieta saudável, os pesquisadores descobriram que as pessoas geneticamente predispostas à obesidade podem prevenir o ganho de peso se adotarem padrões alimentares mais saudáveis.
Uma pesquisa de 20 anos da Harvard University e da Tulane University mostrou que os participantes com maior risco genético foram capazes de melhorar seu Índice de Massa Corporal (IMC) em aproximadamente 70% melhor do que aqueles que não o eram.
Os genes não são o destino
“Muitas pessoas pensam que sua obesidade se deve aos genes. Nosso estudo indica claramente que os genes não são o destino”, disse o autor do estudo, Dr. Lu Qi, Diretor do Centro de Pesquisa de Obesidade da Tulane University. O estudo foi publicado no BMJ (antigo British Medical Journal).
Pesquisas anteriores mostraram que dietas ricas em bebidas adoçadas com açúcar e alimentos fritos podem aumentar as ligações genéticas com a obesidade.
Mas agora, os pesquisadores dizem que a obesidade pode ser evitada até mesmo por pessoas que apresentam risco genético de obesidade.
Detalhes da pesquisa
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 14.000 pessoas de dois estudos intensivos conduzidos pelo Nurses ‘Health Study e pelo Health Professionals Follow-up Study de 1986 a 2006.
Eles calcularam um escore de risco genético usando 77 variantes do gene ligadas ao IMC e às mudanças em O IMC foi então registrado a cada quatro anos
Os participantes tinham variantes de dieta que eram todas ricas em frutas e vegetais, nozes e grãos inteiros e com baixo teor de sal, bebidas açucaradas, álcool e carnes vermelhas ou processadas.
Mais sobre o tema: Ficar acordado ou não dormir pode estar causando obesidade em meninas adolescentes!
Resultados do estudo
Após 20 anos de acompanhamento, os pesquisadores descobriram que os participantes que seguiram a dieta saudável apresentaram uma diminuição acentuada no IMC e no peso corporal.
Embora a pesquisa não leve em consideração outros fatores que ajudam a perder peso, como exercícios, os cientistas dizem que as descobertas mostram a importância de uma dieta saudável, especialmente para pessoas geneticamente predispostas à obesidade.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts