
Sono irregular pode levar meninas adolescentes à obesidade. Isso não se aplica apenas à duração do sono, mas também aos padrões irregulares de sono e ao fato de estar acordado tarde da noite.
Maior risco de obesidade entre as meninas
O estudo, que se propôs a investigar a associação entre as preferências de sono pela manhã ou à noite, bem como o “jet lag social” com adiposidade e risco cardiometabólico em adolescentes jovens.
O estudo foi publicado no jornal JAMA Pediatrics e foi financiado pelo National Institutes of Health (NIH). Ele observou que esses fatores estavam associados a um maior risco de obesidade entre as meninas.
Leia também: Veja como obesidade, hipertensão arterial e diabetes estão associadas ao envelhecimento de artérias na adolescência
O mesmo não foi observado com o sexo masculino
Não foram feitas associações com o risco cardiometabólico, o que significa que não houve aumento do risco de doenças cardíacas ou condições como diabetes com esses fatores.
Conclui ainda que as intervenções destinadas a melhorar os horários de sono podem ajudar a evitar a obesidade em meninas.
Traduzido e adaptado por Agora Sabe
Fonte: Organic Facts