Início Curiosidades

Você tem menos amizades recíprocas do que imagina, revela estudo

ANÚNCIO

Só porque você considera alguém seu amigo, não significa que ele se sinta da mesma maneira. Um novo estudo, publicado na PLOS One, indica que as pessoas podem ter mais amizades unilaterais do que pensam que têm, de acordo com a Science of Us.

Você tem menos amizades recíprocas do que imagina, revela estudo
Foto: (reprodução/internet); Na foto, as participantes Shangela e Manila no reality Rupaul’s Drag Race.

A pesquisa

No estudo, os pesquisadores do MIT Media Lab pediram a 84 alunos de graduação, em uma turma, para pontuar o quão bem eles conheciam outras pessoas na classe.
Eles “pediram a cada participante para pontuar todos os outros em uma escala de 0–5, em que 0 significa ‘não conheço esta pessoa’, 3 é suficiente para considerar ‘amigo’ e 5 significa ‘uma das minhas melhores amizades'”, como o jornal explica. Em seguida, os participantes foram convidados a prever como outras pessoas os classificariam.
Como era de se esperar, nos resultados do estudo foi possível observar, os integrantes da pesquisa pensaram que aqueles que consideravam seus amigos também os classificariam como amigos.
Mas esse não foi o caso, pois quase 50% das amizades relatadas eram uma via de mão única, ou seja, apenas uma das duas pessoas considerava a outra um amigo.

Possíveis motivos 

Isso, observam os pesquisadores, pode ser sobre escalada social: as pessoas podem ser mais propensas a sentir a amizade em relação a uma pessoa de posição social mais elevada, enquanto as pessoas populares são mais seletivas sobre quem chamam de amigo.

ANÚNCIO
ANÚNCIO