Início Utilidade

O que fazer com roupas velhas?

ANÚNCIO

DADOS PREOCUPANTES
No Brasil, aproximadamente 170 mil toneladas de material têxtil são geradas por ano e grande parte vai para o lixão. Tecidos podem levar até centenas de anos para se decompor totalmente, e enquanto isso podem liberar substâncias tóxicas no solo e nas águas subterrâneas. 

No país a reciclagem de tecidos é uma prática rara, apesar de existirem algumas iniciativasMas se na sua cidade não há pontos de coleta de roupas, o que você pode fazer com suas roupas velhas?

ANÚNCIO

DOAR

Uma roupa que não serve para você pode ser de grande utilidade para outras pessoas. Além disso, a sensação de doar pode ser muito benéfica.

A série da Netflix “Ordem na casa: com Marie Kondo”, que oferece dicas para reorganizar o espaço pessoal e se livrar da desordem, inspirou muitos a arrumarem seus armários abarrotados. Brechós perceberam um aumento nas doações de roupas usadas, um fenômeno que foi creditado à influência do programa.

Experimente fazer uma limpeza no guardarroupa e doar!

ANÚNCIO

CONSERTAR 

Se você quiser jogar a roupa fora porque está danificada, pense em consertá-la. Problemas como botões soltos ou ausentes podem precisar apenas de consertos simples; manchas podem ser removidas ou tingidas na cor do tecido original. Também é possível customizar e dar uma nova cara às suas roupas.

VENDER

As butiques locais podem oferecer apenas um preço modesto por seus pacotes de roupas usadas, mas elas provavelmente acabarão em outras mãos, em vez de em um aterro sanitário.

Você também pode experimentar aplicativos como o Enjoei para vender (e/ou comprar) roupas e outros acessários de vestuário. Além disso, criar brechós online tem sido um fenômeno no Instagram.

O que fazer com roupas velhas?
Foto: (reprodução/internet)

O que quer que você decida fazer, o melhor é tentar manter as roupas no corpo das pessoas de um jeito ou de outro – e não no lixo.

Traduzido e adaptado por Agora Sabe

Fontes: Mental Floss, Bazar Insecta
ANÚNCIO